Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP-Campinas INAUGURA POLO DE MEDIAÇÃO

Noticías

CIESP-Campinas INAUGURA POLO DE MEDIAÇÃO24/11/2017Comunicação CIESP-Campinas, Carla Marins 

Cerimônia teve a presença de importantes autoridades e líderes da área jurídica de Campinas e Região. O enfoque é a discussão sobre a mediação de conflitos empresariais na região

A Regional de Campinas é a primeira a receber o Polo  de Mediação, e o professor Kazuo Watanabe, presidente do Conselho Superior da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP, sinalizou que a vontade de Campinas ser pioneira nessa iniciativa foi o que trouxe de imediato o polo para a Diretoria Regional. “Acreditamos que devido aos vetores exponenciais da RMC, se ‘pegar’ aqui, com certeza essa cultura emplacará nas demais Regionais”, evidenciou.
 
Kazuo reforça às empresas que o procedimento de mediação é extremamente rápido, dura em média menos de 2 (dois) meses, e os benefícios que ele traz são inúmeros, “podendo-se destacar a celeridade, a economia de tempo, a redução de custos diretos e indiretos na resolução de conflitos, a redução do desgaste de relacionamentos importantes da empresa com clientes, fornecedores e consumidores, além da diminuição de incerteza quanto ao resultado da solução de conflitos; incerteza esta que é sempre existente quando a solução é obra de um terceiro.”, analisa.

Daniel Blikstein, presidente da OAB-SP/3ª Subseção Campinas, apoiou a iniciativa e relatou que para Campinas e região será uma grande oportunidade de escoamento das necessidades salientes nos mais diversos setores. “É um passo importante nesses meios de soluções de conflitos que independem muitas vezes do judiciário. É uma possibilidade de resolução, evitando a necessidade de um processo judicial, o que desafoga o judiciário e propicia uma rápida solução para as partes interessadas, fortalecendo a tendência de geração de ambientes de soluções. ”, reflete.

Robertson S. Emerenciano, partner do escritório Emerenciano, Baggio& Associados, que é associado ao CIESP-Campinas, contou que já fez uso dos benefícios da Câmara através da Sede do CIESP, e agora, com um polo em Campinas ficará ainda melhor e mais acessível para os interessados. Experenciamos através de nossa utilização um serviço muito importante para nossa cidade, o qual a coloca em um novo patamar, sendo importante para toda a Região Metropolitana, pois permite o avanço das atividades de conciliação, arbitragem e mediação, por meio de um polo sério e com credibilidade, sendo uma expressiva alternativa ao judiciário. ”, fundamenta.
 
 Evento
A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do CIESP e da FIESP (CCMA) inaugurou, no dia 23 de novembro, o Polo de Mediação no CIESP-Campinas. O evento com programação dedicada à discussão de temas relevantes sobre mediação de conflitos empresariais, recebeu cerca de 80 participantes que atuam dentro das áreas jurídicas de suas empresas.

Lideraram a abertura do encontro, o diretor titular, José Nunes Filho; o 1º vice-diretor e diretor estadual de Produtos, Serviços e Negócios, José Henrique Toledo Corrêa; e o diretor Jurídico, Valmir Caldana, juntamente com toda a equipe que compõe a Divisão Jurídica do CIESP-Campinas.

Segundo o secretário-geral da Câmara, o advogado Luís Peretti, o Polo funcionará como uma extensão da CCMA na região atendida pelo CIESP-Campinas. “Nosso objetivo é promover a mediação na região, desenvolver profissionais para estimular os Métodos Adequados de Solução de Conflitos (Mascs) e aproximar os empresários locais deste método mais econômico e efetivo de resolução de disputas”, explica Peretti.

A programação do evento incluiu palestras e debates sobre os temas mais relevantes da mediação, em mesa liderada pelo professor Kazuo Watanabe, que esteve acompanhado dos membros da Comissão de Especialistas em Mediação da CCMA CIESP/FIESP, Adolfo Braga Neto, Daniela Gabbay, Diego Faleck, Fernanda Tartuce e Marco Lorencini. Entre os temas se destacou “A importância da mediação para as empresas” e “Como a mediação pode gerar benefícios mútuos para as partes – Relato de casos de sucesso”.
Lenora Hage, secretária-geral adjunta, promulgou o relançamento do Pacto de Mediação, para que empresas do mercado de Campinas e região assumam o compromisso de adotar este vantajoso método na solução de conflitos.
 
O evento contou ainda, com a participação de Carolina Prado de Azevedo, da Ericsson Telecomunicações S.A., que trouxe ao público suas experiências de sucesso com a Mediação. “Os aspectos facilitadores que a mediação pode trazer à organização, com certeza deve ser observado e aproveitado nas ocasiões que se fizerem necessários, já que os resultados são significantes. ”, pontuou.

Acesse também o artigo sobre este tema na ed. 108, pág. 40.: https://www.ciespcampinas.org.br/site/revista_hoje/

Para saber mais: https://www.camaradearbitragemsp.com.br
 
Acompanhe abaixo todas as fotos.
Imagens por: Mari Lima Fotografia
Compartilhar: