Paulínia Petróleo & Gás

1º Paulínia Petróleo e Gás foi sucesso de público




Rodada de Negócios realizou 1812 encontros entre âncoras e empresas participantes

Cerca de 650 empresários e investidores compareceram ao Theatro Municipal de Paulínia, na terça-feira, 22 de maio, para conferir as palestras e participar da rodada de negócios do maior evento de oportunidades do setor de petróleo e gás do interior paulista, realizado pelo CIESP.

Um novo e promissor cenário econômico surge no país com a descoberta do pré-sal, representando grandes oportunidades não só para as grandes empresas, mas, principalmente, para pequenas e médias empresas que estiverem preparadas tecnicamente para atender a cadeia produtiva.

O Congresso realizado pela manhã teve entrada gratuita e reuniu palestrantes da Petrobras, Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip), FIESP, SEBRAE, Associação Brasileira das Empresas do Setor Naval e Offshore (ABENAV) e Caixa Econômica Federal.

De acordo com o Subsecretário de Petróleo e Gás da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, Antônio Henrique Costa Gross, todo o estado de São Paulo será afetado positivamente com a exploração do pré-sal na Bacia de Santos. “O Governo do Estado já estabeleceu forte parceria com a FIESP/CIESP para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores, estabelecidas ou a se estabelecer no Estado de São Paulo, visando sua melhoria em escala e maior participação no mercado com competitividade. Já foram criados comitês técnicos de desenvolvimento para aprimorar a tecnologia de exploração, formar técnicos e engenheiros e ampliar o mercado de gás,” ponderou o subsecretário. As palestras foram transmitidas ao vivo pelo site do CIESP-Campinas.

A segunda parte do evento contemplou uma rodada de negócios com mais de 200 representantes de empresas de diversos segmentos, com potencial de participação na cadeia produtiva de gás e petróleo.  Para o 1º vice-diretor do CIESP-Campinas e diretor adjunto de produtos, serviços e negócios do CIESP estadual, José Henrique Toledo Corrêa, o CIESP cumpre seu papel de gerar negócios por meio da rodada P&G: “a expressiva presença de empresários de toda a região metropolitana de Campinas e do estado de São Paulo no evento, mostra que as oportunidades do setor são tangíveis, basta estar preparado. Por meio da rodada é possível prospectar clientes e fornecedores num curto espaço de tempo. Foram 1812 reuniões realizadas e a expectativa de fechamento de negócios em torno de R$20 milhões nos contatos realizados.”

Empresas âncoras de peso viabilizaram a rodada, tais como: Eisa Estaleiro Ilha Ltda., Braskem S.A, Petrominas Transportadora de Derivados de Petróleo Ltda., Galvani Indústria Comércio e Serviços, entre outras.