CIESP-CAMPINAS TRAZ PARA A REGIÃO A EDIÇÃO 2013 DO PAULÍNIA PETRÓLEO & GÁS


De acordo com o Presidente da Fiesp e do CIESP, Paulo Skaf, o evento - realizado pelo CIESP-Campinas, juntamente com o Competro - FIESP/CIESP, e com o patrocínio da Petrobras, e o apoio da Prefeitura Municipal de Paulínia e da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) - é de enorme relevância para o avanço nas discussões do setor, "Nós temos uma grande oportunidade de aproveitar este aumento de produção de petróleo e gás no país, estimulando inúmeras cadeias produtivas. É preciso trazer o conhecimento, a inovação, a tecnologia, e utilizar o potencial brasileiro".

"Até 2020, haverá investimentos de meio trilhão de dólares no setor", disse Skaf. "Mas não adianta só a produção de petróleo e a exportação. Temos que fazer das riquezas do pré-sal formas de inovação e geração de tecnologia que podem gerar 4 milhões de empregos ao longo desses anos", afirmou. "Que por meio desses investimentos sejam desenvolvidas tecnologias brasileiras, com grande estímulo à indústria de transformação".

Em seu pronunciamento, depois de parabenizar CIESP-Campinas pelo evento e de destacar o trabalho do Competro, Skaf lembrou que eventos similares ao Paulínia Petróleo & Gás serão realizados em sete cidades de São Paulo.

Aproximadamente 1.500 empresários e investidores estiveram presentes no encontro, realizado no Theatro Municipal de Paulínia - nos dias 21 e 22 de agosto, que contemplou Congresso, com entrada gratuita - liderados por grandes nomes do setor; Rodada de Negócios; e Sala de Crédito.

O Diretor Titular da Diretoria Regional, José Nunes Filho, declarou que o evento vem como resultado de um trabalho em prol das vocações da RMC. "Na verdade são mais do que vocações, são realidades: a primeira é a vocação logística, a segunda é a vocação do conhecimento; e a terceira grande vocação é a cadeia de Petróleo e Gás, uma vez que temos na região a Replan, uma das 20 maiores Refinarias do Mundo".

Sobre a importância do pólo petroquímico, o Prefeito de Paulínia, Edson Moura Júnior, observou: "a nossa arrecadação, em sua maioria, é oriunda da Refinaria, assim valorizamos o objetivo do evento, que, com certeza, fomentará ainda mais investimentos na cidade".

Os Desafios

O Vice-Presidente da FIESP e Coordenador do Competro (Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria de Petróleo e Gás) – FIESP/CIESP, José Ricardo Roriz Coelho enfatizou o papel do Paulínia Petróleo & Gás, "Temos a oportunidade de discutir e analisar o setor, perceber os investimentos "em marcha" e observar como as empresas podem estar juntas para atender a esta demanda".

Ao abordar as oportunidades e os desafios nos serviços de logística, o Gerente de Novos Negócios da Brasil Supply, Tiago Teixeira Citrangulo, pontuou a importância da área, "Observamos um cenário totalmente favorável a este desenvolvimento: conteúdo local, parque logístico, MP dos Portos, fatores propícios às empresas que desejam ingressar no segmento".

Os Investimentos

Ao falar do Plano de Investimentos da Petrobras para 2013-2017, que prevê um total de US$ 236,7 bilhões, o Gerente Geral da Replan, Cláudio Pimentel, expôs como a Refinaria do Planalto Paulista está sendo beneficiada, por meio dos investimentos já realizados e em andamento, "Este investimento aumentou a capacidade de complexidade da Refinaria em torno de 60% - o que vai gerar uma demanda muito grande em torno de toda a cadeia de fornecedores – alavancando sistematicamente toda a região de Paulínia.

O Mercado

Cumprindo seu papel de indutor de negócios, o Paulínia Petróleo & Gás contemplou na agenda do dia 21, uma movimentada Rodada de Negócios. Cerca de 900 reuniões foram realizadas, com expectativa de gerar aproximadamente R$ 20 milhões em negócios futuros.

O 1º Vice-Diretor da Regional de Campinas e Diretor Estadual de Produtos e Serviços do CIESP, José Henrique Toledo Corrêa, apontou alguns dos benefícios desta ação, "As empresas poderão ter um volume de vendas e de compras bastante considerável, aumentando o faturamento, a arrecadação de impostos e, consequentemente, elevando toda a riqueza em âmbitos regional e nacional".

De acordo com o Gerente Regional do Sebrae Campinas, José Carlos Cavalcante, "São inúmeras as oportunidades para os pequenos negócios, principalmente no setor de serviços e no comércio, ou mesmo para a pequena indústria - atendendo às grandes empresas que atuam na cadeia produtiva".

Integraram o elenco de Empresas Âncoras: Arprotec Industrial Ltda; Arctest Serviços Técnicos de Inspeção e Manutenção Industrial Ltda; Orion Engineered Carbons Ltda; Rhodia Poliamida e Especialidades Ltda; Embras Instrumentação Ltda; Gasmil Comércio de Gases e Equipamentos para Solda Ltda; Egsa Equipamentos para Gás do Brasil Ltda; PPG Industrial do Brasil – Tintas e Vernizes Ltda; Cia Ultragaz S/A; Soufer Industrial Ltda; Ahlstrom Fabricação de Não-Tecidos Ltda; Copra Indústria Comércio e Serviços Ltda; Consórcio Jaraguá-Egesa; e SGS do Brasil Ltda; Thermosolda Ltda.

Já, na composição da agenda do dia 22, o evento ofereceu aos empresários e investidores a Sala de Crédito. Com adesão gratuita, o espaço foi uma grande oportunidade para negociar diretamente com as agências de fomento e bancos sobre linhas de financiamento a custos competitivos.

Case de Sucesso

Ao apresentar as possibilidades para o Desenvolvimento de Média Empresa no Setor de Petróleo e Gás, o Diretor da Empresa AR-Ar Condicionado e Engenharia Ltda, Antonio Luiz Schiliró, relatou sua experiência como empresário: "em 2010, através de convite da FIESP, participamos, em São Paulo, do Seminário 'Mobilização da Indústria Paulista na Cadeia de Óleo & Gás'. Este foi o começo da nossa mobilização, sendo que nestes 3 últimos anos os passos foram dados e avançamos nos negócios como players da cadeia".

"Em Julho de 2012, novamente através de convite da FIESP/APEX, participamos da Missão Empresarial à Finlândia/Noruega, voltada ao Setor de Óleo & Gás", complementou.

"Um evento como esse, por meio do qual o CIESP disponibiliza um conjunto valioso de informações, é a maior oportunidade que se tem de observar e apreender as experiências de quem está apresentando uma vivência no setor. E toda esta mobilização permite ao empresário ingressante descobrir como se chegar às informações estratégicas do segmento", destacou.
NEO Internet | Foto: MPeron – Acervo da Petrobras.