Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Quando a inovação se torna um problema

Noticías

Quando a inovação se torna um problema06/09/2017Palestra inaugura nova fase no NJE-Campinas e aborda os desafios da inovação e do empreendedorismo, tanto para as startups como para as PMEs

Nesta 3ª feira a noite, 05 de setembro, o NJE-Campinas, Núcleo de Jovens Empreendedores de Campinas, abriu um novo ciclo de trabalho inaugurado pela palestra conduzida pelo especialista em gestão de P&D e Inovação da empresa Repo, Ricardo F. Tafas Jr., que em seu discurso instigou o público à reflexão sobre do que de fato se trata a inovação e como alcançá-la, não só como realidade no momento presente, mas como cultura sustentável dentro da empresa. A realidade brasileira e o contexto de inovação aqui presentes também versaram a pauta, a qual analisou critérios de invenção X cópia; a inovação como custo fixo para obtenção de incentivos; o “veneno” sutil da falta de inovação; e a dificuldade de mudança.
“A inovação começa se tornar um problema quando a concorrência faz e a gente não faz, e neste caso é necessário olhar para dentro e entender o que poderia ter sido feito de maneira preventiva, já que os prejuízos posteriores são contundentes. A inovação não se faz do dia para noite, é um hábito, é constante, é todo dia.”, observa o palestrante.       

O coordenador do NJE-Campinas, Edson Oliveira, explicou a nova fase do grupo e a preocupação nesse novo foco, “Vivemos a quarta revolução industrial e todas as suas implicações, entre elas os desafios das startups, aceleradoras e incubadoras para potencializar nosso maior capital, que é o conhecimento e inovação aqui presente. Nossa região é um dos maiores polos tecnológicos do país, com muitos talentos e empresas embrionárias ainda buscando seu espaço. Estamos atentos ao nosso papel de suporte e acolhimento a todos esses empresários, promovendo um produtivo intercâmbio entre os mais experientes, que também percorrem o caminho constante da reinvenção e inovação, com aqueles que ainda estão ‘nascendo’ e se consolidando como importantes ativos para nossa região”, analisa.


Sobre o palestrante:
Ricardo F. Tafas Jr. é Engenheiro Eletricista, formado pela UFRGS, com ênfase em Sistemas Digitais, e mestre em Engenharia Elétrica pela PUC, com ênfase em Gestão de Sistemas de Telecomunicações. Também é escritor e autor do livro “Autodesenvolvimento para Desenvolvedores”.

Possui mais de 10 anos de experiência na gestão de P&D e de times de engenharia e mais de 13 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas embarcados. Seus maiores interesses são aplicação de RH Estratégico, Gestão de Inovação e Tecnologia Embarcada como diferenciais competitivos e também em Sistemas Digitais de alto desempenho em FPGA. Atualmente, escreve para seu blog “O Repositório” (https://rftafas.blog.br), é membro do editorial do Embarcados (https://embarcados.com.br) e é Especialista em Gestão de P&D e Inovação pela Repo Consultoria e Outsourcing.
Álbum de Fotos:
Quando a Inovação se Torna um problema


Quando a Inovação se Torna um Problema Quando a Inovação se Torna um Problema Quando a Inovação se Torna um Problema Quando a Inovação se Torna um Problema Quando a Inovação se Torna um Problema Quando a Inovação se Torna um Problema Quando a Inovação se Torna um Problema Quando a Inovação se Torna um Problema Quando a Inovação se Torna um Problema
Imagens por: Ciesp-Campinas
Compartilhar: