Área Restrita:
Esqueci a senha
Portal Ciesp > Notícias > CIESP-Campinas recebe Encontro de Crédito do BNDES

Noticías

CIESP-Campinas recebe Encontro de Crédito do BNDES20/06/2017Em palestra no CIESP-Campinas, no dia 14 de junho, representantes do BNDES atenderam diretamente os empresários com o intuito de aproximar empresários e agentes financeiro.

Na política do BNDES são consideradas micro, pequenas e médias empresas aquelas que faturam até R$ 300 milhões anualmente, considerando a receita operacional bruta.

O Banco oferece linhas específicas para esse público. Para o acesso, é necessária a procura de um agente financeiro repassador, uma vez que esta é uma operação indireta. “Hoje, existem aproximadamente 50 agentes financeiros repassadores das linhas do BNDES, isso inclui bancos múltiplos, públicos ou privados; as cooperativas de crédito; as agências de fomento estaduais; bancos de montadoras”, explica Faleiros. A lista de bancos pode ser consultada no site.

O representante da área de Operações Indiretas ressalta: “É importante destacar que quem é responsável pela análise de crédito da operação não é o BNDES, é o agente financeiro”.


Hoje, quase 99% das operações são realizados com as micro, pequenas e médias empresas, “lembrando que as MEIs também se enquadram nisso”, sublinha o engenheiro do Departamento Regional Sul, Pablo Barrio Arconada.

Atualmente, tem destaque:

  • Cartão BNDES – carro-chefe das micro, pequenas e médias empresas. O engenheiro do Departamento Regional Sul explica que este é muito parecido com o cartão de crédito convencional, “porém com algumas diferenças. A primeira delas é que não é qualquer produto que se pode adquirir, somente os produtos credenciados, devido à política de conteúdo local do banco. A empresa precisa ter um conteúdo local/nacional mínimo, sendo que a gama de empresas é muito grande e pode ser consultada no site cartãobndes.gov.br.”

    No caso específico do cartão, somente 11 bancos fazem a emissão. Através do site, o empresário pode realizar a pré-solicitação, sendo que o limite de crédito é estabelecido pelo agente financeiro. “É importante destacar que o empresário pode ter um cartão BNDES por banco emissor, o que possibilita negociar o crédito com diversos agentes financeiros, dentro do seu limite disponível”, reforça Faleiros.
 
  • BNDES Finame – o intuito dessa linha é direcionado à aquisição de máquinas e equipamentos, novos, nacionais e credenciados, pelo BNDES. Desta forma, as empresas fornecedoras também devem ter um conteúdo local mínimo (60% de conteúdo nacional). Os interessados podem consultar no site o cadastro de fornecedores.
     
  • BNDES Automático – quando há projeto de investimento, incorpora o projeto como um todo – oferecendo um cronograma físico financeiro. Com o agente financeiro, a empresa vai negociar o prazo de carência e de amortização.
     
  • BNDES Progeren – Programa de Geração de Emprego e Renda –  “Diferente da Linha, este tem prazo para acabar e é voltado para capital de giro (mão de obra, insumos, etc.). Segundo o Banco, hoje esta é a linha mais procurada.
     
  • Público esclarece dúvidas, principalmente, sobre documentação e formas de acesso
A grande recomendação que o Banco deixa aos empresários é que definam qual tipo de investimento se enquadra melhor em sua necessidade, “para depois procurar o agente financeiro e negociar com a documentação necessária. O BNDES exige que os certificados federais estejam em dia, e eventual certidão de licenciamento ambiental”, orienta o representante da área de Operações Indiretas.

De acordo com o Banco, o papel dos Postos de Atendimento Credenciados é de extrema importância. “O BNDES não tem capilaridade, por isso a importância de postos como o do CIESP-Campinas. O empresário tanto do setor industrial quanto do segmento de comércio e serviços deve buscar o posto para esclarecimentos e, quando há necessidade, o próprio posto pode entrar em contato com o BNDES para suprir alguma informação ou demanda”, fundamenta Faleiros.

Para contatar o Posto Credenciado do BNDES no CIESP-Campinas, ligue: 19.3743.22-00 ou através do e-mail: paula@ciespcampinas.org.br

Acesse o conteúdo na íntegra da palestra: ciespcampinas/apresentacaoes

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

O Posto de Informações BNDES instalado nas dependências do CIESP-Campinas visa apoiar as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) divulgando informações sobre suas formas de financiamento.

Presta atendimento, realizado por um funcionário do CIESP-Campinas treinado pelo BNDES, aos empresários nos seguintes pontos:

• Informações sobre o apoio do BNDES às MPMEs;
• Divulgação e distribuição de material fornecido pelo BNDES;
• Desenvolve, em articulação com o BNDES, parceria com agentes financeiros atuantes na localidade.
 
O CIESP-Campinas não recebe ou estabelece qualquer tipo de cobrança, vantagem e/ou benefício financeiro pelas informações e serviços prestados, relativos ao convênio

Recepção aos novos associados
No encontro os novos associados foram brindados com a entrega de certificado, pelas mãos do 1º vice-diretor e diretor estadual de Negócios, Produtos e Serviços, José Henrique Toledo Corrêa, e da gerente Regional, Paula Carvalho.

Estiveram presentes:
Invista Fibras e Polímeros - Sérgio Soares Stella
Chenda Cargo Logistics - César Schwab
Arcelormitall Gonvarri Brasil – Prod. Siderúrgicos - Ana Luísa Costa
H Pimenta de Oliveira Engenharia - Hélio Pimenta de Oliveira
 
Acompanhe na galeria todas as fotos!
Imagens por: Nó de Oliveira Fotografia
Compartilhar:
Comentários:Nenhum comentário foi publicado.

Deixe aqui seu Comentário:

Nome:
Empresa:
Comentário: