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CIESP-Campinas presente na inauguração da BYD07/04/2017Com investimento de R$ 150 milhões na planta, empresa irá gerar 360 empregos; no mesmo dia, foi anunciada a fabricação nacionalizada de chassis de ônibus elétricos, com investimento de R$ 50 milhões e potencial de geração de 161 empregos até 2022
arquivo sem legenda ou nomeO diretor titular, José Nunes Filho, que esteve presente na inauguração, observa que a nova fábrica da gigante global alavancará o desenvolvimento da cadeia produtiva através da criação de um polo de equipamentos para o setor de geração.
 
“A BYD faz parte de um dos principais vetores para transformação de nossa região em polo de energia renováveis. A empresa produz aqui painéis solares e chassis de ônibus elétricos, com perspectiva futura de ampliação de sua atuação”, descreve Nunes.
 
“Observamos que a empresa será uma âncora de todas as demais do setor, principalmente, na área de painéis solares, garantindo o fomento de uma forte cadeia produtiva. Com certeza será um estímulo para instalação de novas empresas na RMC”, analisou o diretor do CIESP-Campinas.

arquivo sem legenda ou nomeJosé Nunes Filho com demais autoridades e representantes locais 
 
Representando o CIESP-Campinas, também esteve presente o 1º vice-diretor e diretor estadual de Negócios, Produtos e Serviços, José Henrique Toledo Corrêa, o qual igualmente ressaltou os benefícios de uma âncora forte como a BYD para a geração de novos negócios, emprego e renda para a macrorregião administrativa do CIESP-Campinas.

arquivo sem legenda ou nomeJosé Henrique Toledo Corrêa ao lado do presidente da Investe SP, Juan Quirós.

A Fábrica de painéis solares em Campinas é a primeira no Brasil a oferecer projetos de ecossistema zero. A BYD, gigante global especializada em energia limpa – baterias recarregáveis, veículos elétricos, painéis solares fotovoltaicos, LED, sistemas de armazenamento de energia e TI – inaugurou, ​neste dia 06,  em Campinas, sua fábrica de painéis solares e assim passará a ser a primeira no Brasil a oferecer ao mercado projetos de ecossistema zero.
 
“A BYD é uma empresa de alta tecnologia e nossa intenção é trazer o melhor da tecnologia mundial para o Brasil, criando novos empregos, gerando inovação no Brasil”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil. “A partir de agora podemos entregar a solução completa: sempre que vendermos veículos elétricos, colocaremos na modelagem o sistema de painel solar e armazenamento de energia. Desta forma, o comprador poderá pagar o investimento no sistema com a economia de sua conta em um período de 5 a 7 anos. Após esse período, não terá mais custos para gerar sua própria energia”, explica Adalberto Maluf, diretor de marketing, novos negócios e sustentabilidade da multinacional.  A unidade, que recebeu um investimento inicial de R$ 150 milhões, terá capacidade de produção de 200 megawatts e gerará 360 vagas de emprego diretas. Os painéis solares BYD já estão credenciados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na linha de financiamento de máquinas e equipamentos (Finame).
 
A primeira linha de produção de módulos solares fotovoltaicos está no mesmo complexo industrial da linha de produção de chassis de ônibus elétrico, que foi inaugurada em 2015 e agora passa a ter produção nacionalizada – a capacidade instalada para a unidade com três turnos de operação é da ordem de 720 chassis/ano, com incremento crescente de conteúdo local. “Quando estiverem em operação, os 720 ônibus elétricos representarão uma redução na emissão de poluentes de 81 milhões de toneladas equivalentes de gás carbônico (CO2- gás de efeito estufa), bem como de 8 toneladas de material particulado, 440 toneladas de NOx, 90 toneladas de CO e 13 toneladas de HC, todos poluentes locais que impactam negativamente à saúde das pessoas”, afirma Maluf. Marcos Caderllini, gerente de desenvolvimento local, conta que serão mais de R$ 13 milhões de investimento somente em engenharia e ferramentais locais em parceria com os principais sistemistas automotivos globais entre 2018 e 2022 e R$ 50 milhões na infraestrutura e meios produtivos da fábrica.
 
“São mais de 100 itens com estudos técnicos de aplicação local com análises das engenharias de Brasil, EUA e China e mais 200 fornecedores locais consultados e outras fontes estão em prospecção. Este ano temos 20% de conteúdo local, no próximo dobramos para 40%. Em 2019 vamos para 50%, em 2020 para 60% e em 2021 teremos 70% de conteúdo local de estrutura carroceria/chassis”, explica Caderllini.

arquivo sem legenda ou nomeA empresa foi primeira a produzir e vender no Brasil ônibus 100% elétrico e também foi a primeira no mundo a produzir um caminhão coletor de lixo 100% elétrico. No país, a BYD também já comercializa carros 100% elétricos para frotas corporativas e táxis, bem como soluções integradas para logística como empilhadeiras elétricas (premiadas em 2016 como a melhor do mundo pelo IFOY), comerciais leves e caminhões também 100% elétricos. Nos planos da empresa para o Brasil, também está investir em Parcerias Público-Privadas (PPP) para novos projetos de monotrilho, área em que a BYD também atua nos mercados globais. “Estamos muito felizes com esse momento histórico, em especial por estar lançando nossas fábricas em Campinas, uma cidade inovadora e movida pelos mesmos sonhos da BYD”, finaliza o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li.
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Double Glass – tecnologia exclusiva
Os painéis solares produzidos no Brasil serão de alta tecnologia exclusiva e pioneira – a Double Glass. Este modelo aumenta a produção de energia em 7% quando comparado com os módulos tradicionais, traz mais durabilidade (50 anos) e apresenta menor degradação do produto – 0,3% contra 0,7% dos painéis solares com EVA -, além de trazer um produto isento de microfissuras, à prova de granizo e PID free (livre de degradação induzida pelo potencial). “Traremos ao Brasil, a melhor tecnologia em painéis solares fotovoltaicos disponíveis no mundo. Com a produção local, ajudaremos a consolidar o mercado de geração distribuída”, revela Maluf.
 
Apoio ao investimento
 Todos os projetos da BYD no Estado de São Paulo recebem o apoio da Investe SP, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. “Temos dado prioridade a empreendimentos que ajudam o Estado a tornar a matriz energética ainda mais sustentável, como os da BYD. Ajudamos principalmente com informações estratégicas e orientações para licenciamento ambiental, infraestrutura e tributos”, explica o diretor Agência Ermínio Lucci.
 
A instalação desta nova unidade em Campinas também teve apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Desde 2012, quando foram iniciadas as conversas, até a decisão final de instalar a unidade de chassis de ônibus elétricos e a de painéis solares, a Apex-Brasil auxiliou o corpo diretivo da empresa com informações estratégicas para a tomada de decisão. “Ao longo destes quatro anos, usamos nosso conhecimento para ajudar a empresa em questões-chave referentes a incentivos e análise de custos operacionais, além da interlocução com atores federais e estaduais”, afirma a Gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Maria Luisa Cravo. Atualmente, a Apex-Brasil está auxiliando a empresa na obtenção de financiamento, na análise de potenciais fornecedores brasileiros, bem como na interface com outros entes federais como MCTIC e MDIC.  
 
arquivo sem legenda ou nomeA BYD
 
Gigante global especializada em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995 e rapidamente se tornou a maior fabricante mundial em baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, carros e caminhões elétricos e híbridos plug in - primeiro lugar em vendas globais 2015 e 2016, superando Nissan, Tesla e BMW - e em ônibus elétrico. A empresa está presente em cinco continentes, 45 países e 170 cidades e têm entre seus sócios o americano Warren Buffet. Com 230 mil funcionários distribuídos em 24 fábricas ao redor do globo (sendo 15 mil engenheiros pesquisadores), a chinesa BYD é a segunda maior produtora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. No Brasil, abriu sua primeira fábrica em Campinas, interior de São Paulo, em 2015, para produção de ônibus elétrico e comercialização de veículos e empilhadeiras.

Fonte: Assessoria de Comunicação da BYD
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