Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP traz aos empresários discussões sobre o Plano Diretor de Campinas

Noticías

CIESP traz aos empresários discussões sobre o Plano Diretor de Campinas28/03/2017Na última, segunda-feira, 27 de março, o Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo de Campinas, Carlos Augusto Santoro, esteve no CIESP-Campinas em exposição sobre o Plano Diretor da Cidade, que está sendo desenhado e estruturado através da união entre o poder público e a iniciativa privada, para o melhor desenvolvimento de Campinas e região.

arquivo sem legenda ou nomeO Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor da Região Metropolitana de Campinas, que reúne cerca de 25 entidades da região de Campinas, capitaneou a iniciativa da palestra, que teve como objetivo compartilhar com os empresários e representantes das entidades de classe as melhores resoluções.

O diretor titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filho, enalteceu a importância de preservar as áreas rurais de possíveis ocupações, o que prejudica a infraestrutura do município, além de valorizar a importância do Plano Diretor proposto, “o qual propõe a ampliação parcial do perímetro urbano de forma sustentada, preservando áreas de proteção ambiental e garantindo a oferta de serviços públicos essenciais, gerando riqueza e emprego, além da valorização do meio ambiente”, afirma Nunes.
arquivo sem legenda ou nomeDe acordo com o Secretário de Planejamento e Urbanismo, Carlos Augusto Santoro, está prevista uma grande mudança a partir do novo plano diretor. “Serão criadas duas macrorregiões que poderão efetivamente ser ocupadas, uma mais dirigida para área residencial, sendo esta a chamada macrozona urbana, e uma outra, dentro de uma visão mais metropolitana, ou seja, um local mais relacionado com a visão metropolitana nacional e internacional. Esta macrozona estará direcionada à implantação de grandes indústrias”, descreveu Santoro.

arquivo sem legenda ou nomeO Secretário disse que para isso haverá figuras mais proativas de potencial construtivo, o que irá gerar um índice sem outorga. “Como um viés de extrema importância, iremos privilegiar o desenvolvimento ao longo dos corredores rodoviários. Estamos reservando todos esses vetores de grande potencial para um desenvolvimento metropolitano. Para o centro da cidade, a proposta é flexibilizar a ampliação do ‘tolerado’ e trabalhar os vazios urbanos. Nós vamos procurar resgatar a utilização do centro, que hoje é uma estrutura superhabitária”, complementou o Secretário de Planejamento.

Ao final da exposição os representantes das entidades que integram o Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor da Região Metropolitana foram convidados a assinar projeto que congrega sugestões que respeitam o meio ambiente, o desenvolvimento sustentado e a inclusão. A carta proposta será entregue à Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Campinas.

arquivo sem legenda ou nomePrestigiaram o evento: representando o CIESP, o diretor estadual de Infraestrutura, Julio Diaz, e o diretor regional de Meio Ambiente, Stefan Rohr; representando a ACIC, a vice-presidente, Adriana Flosi; e o economista, Laerte Martins; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André Von Zuben; representando a Habicamp, o  ex-presidente, Carlos Valverde, e o presidente, Francisco de Oliveira Lima Filho; o diretor do Sinduscon, Márcio Benvenutti; o diretor Tesoureiro da OAB campinas, Ivan Luiz Castrese, representando o presidente Daniel Blinkstein; o presidente do Conmdema, Carlos Alexandre Silva; a presidente do Democratas Mulher, Solange Leite; a vice-presidente de Relações Institucionais do IBEF Campinas, Gislaine Heitmann; o diretor regional do Secovi Campinas, Marcelo Coluccini; o presidente do Pró-Urbe Pensando Campinas, Eduardo Coelho.

As novas diretrizes que estão sendo elaboradas para o Plano Diretor Estratégico de Campinas (PDE) valerão para os próximos dez anos. O envio à Câmara Municipal deve ocorrer até o dia 30 de julho.
Compartilhar: