Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP-Campinas recebe Reunião Extraordinária do Conselho Curador da FFCi

Noticías

CIESP-Campinas recebe Reunião Extraordinária do Conselho Curador da FFCi10/02/2017A Fundação Fórum Campinas Inovadora realizou na sede do CIESP-Campinas, nesta 5ª feira (09), importante encontro para tratar de ações de destaque. Um dos projetos da FFCi para 2017 é ampliar ainda mais a comunicação de todas as ações que integram esse enorme ecossistema de tecnologia e inovação, por meio de um portal que envolva toda essa região metropolitana.

O diretor titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filho, afirma que a Região Metropolitana de Campinas conta com respeitável suporte e infraestrutura na área de ciência, tecnologia e inovação, universidades renomadas capitaneadas pela  Unicamp, com vasta produção científica e ensino de excelência,  15 Institutos de Pesquisa reconhecidos pela qualidade no desenvolvimento de novas tecnologias, 5 parques tecnológicos com indústrias de alto padrão tecnológico, ou seja, um ecossistema que usufrui da geração de conhecimento e da mão de obra altamente qualificada.

No encontro estiveram presentes importantes lideranças de instituições, empresas e poder público, que congregam essa rede a favor do avanço da tecnologia e inovação em nossa região.

“A Fundação Fórum Campinas Inovadora, que congrega os setores de ensino e pesquisa, como a Unicamp, a PUC, e institutos de pesquisa, juntamente com a Prefeitura de Campinas, os Parques Tecnológicos e o CIESP, tem desenvolvido um amplo trabalho de aproximação da tecnologia gerada na academia com os setores produtivos, de forma a agregar valor ao produto industrial regional, gerando mais riqueza e empregos de qualidade. Na minha opinião, Campinas já é a Região do Conhecimento, só temos que trabalhar mais, com muita vontade política e muita dedicação, para disseminar e aproveitar ao máximo esse potencial maravilhoso que nossa cidade nos oferece”, enaltece Nunes.

arquivo sem legenda ou nomeO grande objetivo é aproximar empresas, instituições de pesquisa e parques tecnológicos, e a Fundação Fórum Campinas Inovadora é a catalizadora dessa empreitada. Segundo o presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora – FFCi, José Eduardo Azarite, a Fundação já está sendo reconhecida pelo ecossistema de inovação (instituições, poder público, meio produtivo, empreendedores, aceleradoras e investidores) como a instituição âncora dos principais debates e encaminhamentos de proposições à prova de mandatos executivos ou legislativos. “Nossa proposição é no sentido de ter participação ativa com propostas amplamente debatidas no âmbito de nosso Conselho Curador e Conselho Superior, onde têm assento os principais dirigentes das instituições que compõem nosso ecossistema, dentre os quais temos José Nunes Filho, diretor do CIESP-Campinas, que tem apresentado proposições sob a ótica da indústria”, descreve Azarite.
 
A FFCi tem três pilares que alicerçam essa estratégia: a construção de um portal único com informações para pesquisadores, empreendedores, investidores e cidadãos, um conjunto de ações estratégicas de apoio às políticas públicas voltadas à viabilização da RMC como Região do Conhecimento, através do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o InovaCampinas, que, a partir deste ano, busca ser o maior evento brasileiro dedicado às Regiões do Conhecimento (Smart Cities) e Empreendedorismo. O InovaCampinas vem com o papel de unificar diversas iniciativas existentes na região, a partir do seu reconhecimento como evento chave para o investidor, brasileiro ou estrangeiro, que se sente atraído a buscar ideias e negócios inovadores.
 
arquivo sem legenda ou nome“Temos como crença que inovação apenas acontece quando gera benefícios além das fronteiras das universidades e institutos de pesquisa, ou seja, a inovação se materializa quando empresas a utilizam para melhorar seus produtos ou serviços aos cidadãos e consumidores. O que temos percebido recentemente é a maior aproximação das empresas tradicionais e dos empreendedores com as instituições de ensino e pesquisa, ou seja, já está fazendo parte da cultura da região a busca pela inovação para alavancar os negócios das empresas nas instituições geradoras de conhecimento. O papel da FFCi neste caso tem a ver com o que se apregoa em seu estatuto, ou seja, realizar ações que visem o desenvolvimento da RMC através da inovação”, fundamenta o presidente da Fundação, José Eduardo Azarite.
 
“Esse é um trabalho de formiguinha, que irá viralizar na medida em que os resultados aconteçam. Para se ter uma ideia, já estamos colhendo frutos, pois o evento InovaCampinas 2016, realizado no mês de outubro, teve um público pelo menos quatro vezes maior do que o da última edição, com uma fantástica repercussão na mídia e em importantes setores da economia, advinda de nossas parcerias com o Grupo RAC, Agência Inova da Unicamp, Associação Campinas Startups, Lide Campinas, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social-PMC, FAPESP, Desenvolve SP, CIESP-Campinas, Agemcamp, e somada ao excelente trabalho de nossos parceiros de comunicação. A ideia é aumentar cada vez mais esta visibilidade até que qualquer cidadão comum saiba que vive na Região do Conhecimento, assim como qualquer empreendedor ou investidor saiba que aqui é um excelente lugar para se investir”, sinaliza Azarite.
 
Na reunião, também esteve representando o CIESP-Campinas, o diretor do DITEC - Departamento de Tecnologia e Inovação, Eduardo Gurgel do Amaral, que é vice-presidente de Administração e Finanças da FFCi, e diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Sobre a Fundação Fórum Campinas Inovadora
A FFCi tem papel fundamental como um importante pilar da aglutinação dos principais stakeholders e como guardiã da execução dos planos, seja através da proposição de políticas públicas, do criterioso acompanhamento, ou mesmo do envolvimento proativo de seus membros nas discussões estratégicas com o poder público, independente de mandatos executivos ou legislativos.
 
Criada oficialmente em 2002, a FFCi ganhou, a partir de 2015, reforços de peso, por meio de integração de instituições como Agemcamp, FIESP, CIESP, institutos de pesquisa, polos Ciatec e Techno Park e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Para saber mais sobre a FFCi e as instituições que a compõem, acesse: https://www.forumcampinas.org.br/
 
Compartilhar: