Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Comex inova e traz curso inédito para Campinas e Região

Noticías

Comex inova e traz curso inédito para Campinas e Região30/01/2017O Curso Importação e Prática de Siscomex em Simulador aconteceu no dia 25 de janeiro e recebeu profissionais das áreas de compliance e Comex, além de executivos que operam com serviços internacionais.
 
arquivo sem legenda ou nomeUm grupo de 11 executivos foi o pioneiro neste treinamento, e pôde receber informações teóricas enriquecidas com vivências reais, além de, principalmente, conhecer na prática e em detalhes, o correto preenchimento eletrônico dos documentos de importação no Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), o qual permitiu simular em tempo real, o preenchimento, o diagnóstico, o deferimento e o registro, além de discutir aspectos que impactam o processo.
 
“A região agora pode usufruir de um treinamento, antes realizado apenas em grandes centros, isso traz modernidade, inovação e profissionalismo aos operadores de Comércio Exterior”, ressaltou a gerente do departamento de Comércio Exterior, Márcia Molinari.
 
A gerente ainda ressaltou o fato da experiência ser enriquecedora, “uma vez que possibilitou o suporte da instrutora para consulta e exercícios de fixação por mais 30 dias após ao curso”, explicou Molinari
 
O curso foi ministrado por Luciana Azalin, que é Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela UNIP/CPS, com especializações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Logística Empresarial. Despachante Aduaneira registrada junto à Receita Federal. Professora pela Abracomex no curso de Formação de Despachante Aduaneiro. Experiência de 19 desenvolvida na área COMEX, com atuação relevante em Importação, Exportação, Logística Nacional/Internacional, Desembaraço Aduaneiro, Gestão de equipes e Armazém de Expedição. Atuante como consultora na área de soluções para comércio exterior e logística.

arquivo sem legenda ou nome
 
“Buscamos com esta dinâmica aliar teoria à prática, simular e fornecer informações técnicas e rotinas indispensáveis aos profissionais, buscando integrá-los à nova metodologia e sistemas utilizados nas operações de importações brasileiras”, explicou Azalin.
 
Opinião de quem participou!

arquivo sem legenda ou nome
 
“Para nós o valor agregado por meio da prática do sistema, ou seja, a vinculação da teoria com a prática, nos permitiu um amplo olhar sobre o processo de conferência física, com a noção real das informações que são inseridas nas declarações de comércio exterior. Esse conhecimento traz conformidade aos processos, agilizando o trabalho de todos os envolvidos na cadeia. ”
João Carlos Silvestre da Silva – despachante aduaneiro
 
“O que nos chamou a atenção é a possibilidade de entender as funcionalidades do sistema e o passo a passo de cada campo onde o despachante vai entrar com as informações. Para nós, importadores, se faz fundamental o conhecimento de todas as telas para o correto registro no Siscomex, seguindo as leis e regulamentos aduaneiros. ”
Patrícia da Silva Cândido, global trade compliance da Ashland.
Compartilhar: