Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Segurança da Carga na Exportação

Noticías

Segurança da Carga na Exportação21/11/2016O projeto desenvolvido para Viracopos na exportação, em consonância com o Regulamento (RBAC 107 e IS 107), foi apresentado aos associados e executivos do Departamento de Comércio Exterior do CIESP-Campinas.

Comunicação Ciesp-Campinas, Carla Marins

 
Logo na abertura da palestra, promovida em 09 de novembro, o gerente de Segurança da Aeroportos Brasil Viracopos, Samuel Conceição da Silva, destacou o fato de Viracopos ser hoje um dos maiores armazéns de carga do Brasil: “Nosso foco específico é a segurança da aviação, a segurança da infraestrutura e a segurança da carga. Exatamente pela responsabilidade da exportação da carga e para manter a segurança da aviação é que nós desenvolvemos esse projeto”, explicou.

arquivo sem legenda ou nome

 
Segundo o gerente de Segurança, atualmente existe uma lacuna quando se trata da obrigatoriedade da inspeção da carga destinada aos voos internacionais. “Assim, Viracopos saiu à frente, com um projeto que está implementado inicialmente neste aeroporto, e que passa a ser uma tendência para os demais aeroportos.”
 
Durante a palestra, foi exposto o projeto desenvolvido para Viracopos na exportação, em consonância com o Regulamento (RBAC 107 e IS 107). “Esse regulamento veio norteando as bases para o desenvolvimento do zoneamento de segurança dentro dos armazéns”, observou Silva.
 
Hoje, toda carga que chega ao Aeroporto de Viracopos é inspecionada em sua totalidade e, para tanto, o Aeroporto conta com equipamentos de raios-X, detectores de traços explosivos e pessoal treinado.
 
De acordo com a diretora adjunta do Departamento de Comércio Exterior, Carmem Pavin, é muito relevante trazer essa informação em uma exposição conduzida pela ABV. “A partir desse projeto desenvolvido para Viracopos na exportação, mostramos que o Brasil está empenhado no OEA – Operador Econômico Autorizado, o que agrega também considerável valor para a nossa região”, analisou.
 
arquivo sem legenda ou nomeIntegrantes da diretoria de Comex e representantes da ABV.
Compartilhar: