Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP-Campinas participa do InovaCampinas – 3º Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado

Noticías

CIESP-Campinas participa do InovaCampinas – 3º Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado25/10/2016Evento se configura como um importante Fórum de geração de investimento na região Metropolitana de Campinas
 
Na abertura da terceira edição do Encontro, o diretor titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filho, que representa a entidade na FFCI, como membro do Conselho Superior da  Fundação Fórum Campinas Inovadora, enalteceu a importância da articulação e da formação de redes institucionais que fomentem a competividade do município e da região. “A partir dessa aproximação entre a academia e o empresariado estamos conseguindo agregar valor à produção industrial, ou seja, o uso prático do árduo e precioso trabalho de pesquisa realizado nas universidades e nos institutos, o que resulta em inovação e produtividade, gerando emprego e riquezas para a nossa Região Metropolitana.”
arquivo sem legenda ou nomeCom cerca de 800 visitantes, o InovaCampinas 2016 foi palco de uma feira de tecnologias que englobou 26 instituições de pesquisa e 27 startups de todo o Estado de São Paulo. Como resultado, os dois dias do evento contemplaram cerca de 350 reuniões de negócios entre startups, ICTs, empresas, potenciais clientes e investidores. O evento foi gratuito e aconteceu no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) entre os dias 20 e 21 de outubro.
 
Promovido pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI), em parceria com a Unicamp, o evento também recebeu palestras de especialistas nacionais e internacionais, que debateram a criação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia, do conhecimento, do habitat de inovação, da criatividade e da competitividade na região de Campinas.

arquivo sem legenda ou nomeO Movimento 100 Open Startups recebeu 37 startups no Pitch Day, no qual foram avaliadas por grandes empresas parceiras e investidores. Outro momento de grande interação com o público foi o painel “Grandes empresas: novos modelos de interação no ecossistema de inovação”, realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e com troca de experiências de representantes da Bosch, da Mahle, da Natura, do instituto de pesquisa e desenvolvimento da Samsung, e do CPqD.
 
arquivo sem legenda ou nome“Com o intuito de articular e integrar empresas, instituições de pesquisa e poder público na promoção da inovação e do desenvolvimento regional, o InovaCampinas debateu não só temas relacionados ao empreendedorismo tecnológico, mas também assuntos que colaboram para o fortalecimento da região de Campinas como polo tecnológico, consolidando-a como região do conhecimento”, disse Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, vice-presidente de administração e finanças da FFCI, e diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia do CIESP-Campinas.

De acordo com José Eduardo Azarite, presidente da FCCI, o InovaCampinas 2016 foi um evento bem-sucedido e atraiu ainda mais investidores para a região. “Temos ideias inovadoras e grupos de pesquisa e startups de qualidade. Esse ano o evento já conta com características internacionais, e não só devido aos palestrantes. Por exemplo, o prefeito de Fundão, uma cidade de Portugal, está aqui coletando possibilidades e parcerias. Também temos pessoas do Reino Unido e da Espanha trazendo suas ideais para cá. Então, o objetivo é chamar os investidores para conhecer o potencial da região e fazer com que eles continuem investindo aqui”.
 
Andrew Jenner, diretor executivo da Astra Investimentos, também destacou a região de Campinas como uma das mais ricas do país. “Do ponto de vista de investimento, nós estamos buscando empresas com base em inovação, independentemente do setor. Estamos procurando empresas que tenham conexões com instituições de pesquisa e universidades, startups que estão bem no início e até companhias um pouco maiores que buscam recursos para a expansão”, explicou Andrew, que informou que esse fundo movimenta 150 milhões de dólares de investidores estrangeiros e deu dicas para os empreendedores conquistarem esses investidores. “Eles precisam ser muito bem qualificados em suas áreas e ter paixão pelo que fazem”.
 
A startup Tau Flow, por exemplo, tem o objetivo de levar tecnologia de alta performance para várias empresas de diferentes segmentos do mercado. “Um evento como esse nos coloca em contato tanto com pesquisadores, quanto com empresas e investidores. Então, o InovaCampinas nos proporcionou o encontro com diferentes nichos que a gente vem buscando. E isso é muito importante para alcançarmos os nossos objetivos, como conquistar novos clientes, fazer pesquisa tecnológica e realizar parcerias com investidores”, disse Marcílio Caetano, um dos sócios da Tau Flow.
 
A 3º edição do InovaCampinas contou com o patrocínio da Prefeitura de Campinas, da Desenvolve SP, da Fapesp, da Somorelate Business Development e da Terras do Barão Empreendimentos.
 
Apoiaram o evento o IAC, o Grupo RAC, o V8 Startups, o LIDE, a Inova Unicamp, o CIESP Campinas, o CRC&VB, a ACS, a Incamp, a IMA, a Anpei, o SindusCon, a Inova Ventures Participações, o Núcleo Softex Campinas, o Movimento 100 Open Startups e a Baita Aceleradora.
 
Confira a cobertura completa em: www.facebook.com/foruminovacampinas/
 
Parque Tecnológico Galileo

arquivo sem legenda ou nomeAlém da geração de negócios entre startups, ICTs, empresas e investidores, o InovaCampinas 2016 também viabilizou a assinatura de um acordo entre a FCCI e a Terras de Barão Empreendimentos, responsável pela implantação do novo Parque Tecnológico Galileo, em Paulínia, próximo a Unicamp.
 
Trata-se do primeiro empreendimento de iniciativa privada voltado a investidores do mercado e empresas de produção baseada em pesquisa tecnológica. Seu objetivo é dar suporte ao núcleo de gestão de educação e relacionamentos, apoiando empreendimentos de inovação e tecnologia.
Compartilhar: