Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP-Campinas presente nas comemorações dos 40 anos do CPqD

Noticías

CIESP-Campinas presente nas comemorações dos 40 anos do CPqD 08/09/2016Centro lança espaço dedicado à inovação aberta que visa apoiar e incentivar a comunidade empreendedora da região de Campinas. Dentre as demais ações comemorativas, em parceria com os Correios, o Centro de Pesquisa lançou o selo CPqD40 – 1976-2016, Inovação e Tecnologia.
 
O CIESP-Campinas esteve presente, representado pela Gerente Paula Carvalho, na cerimônia do aniversário dos 40 anos do CPqD, empresa associada à Diretoria Regional. “Para a Casa da Indústria é uma honra participar desse momento tão importante em que celebramos a trajetória do maior centro de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação, o qual contribui significativamente para a competividade da nossa região e do país.”, afirma Carvalho.
 
“Parabenizamos a presidência, diretoria e toda a equipe do CPqD pelo excelente e marcante evento e, em reconhecimento a essa promissora história de trabalho, com consideração à longa parceria com a Centro das Indústrias do Estado de SP.”, destaca a Gerente Regional Paula Carvalho.

arquivo sem legenda ou nomeO ambiente, dedicado à inovação aberta, denominado Hiperespaço é uma iniciativa voltada à inovação aberta e à comunidade empreendedora da região metropolitana de Campinas - importante polo de desenvolvimento tecnológico do país, que abriga renomadas universidades e instituições de ciência e tecnologia, além de empresas, incubadoras e diversas startups. Essa é a novidade que o CPqD lançou na cerimônia de comemoração dos seus 40 anos, que se realizou no dia 02 de setembro, em suas instalações em Campinas, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab.
 
“Como organização focada na inovação baseada nas Tecnologias da Informação e Comunicação, o CPqD acumulou, ao longo dos anos, um vasto conhecimento e um conjunto de competências, além de uma avançada infraestrutura laboratorial, utilizados no desenvolvimento de projetos”, afirma o presidente Sebastião Sahão Junior. “E é isso que, com esta iniciativa, estamos colocando à disposição da comunidade empreendedora da região de Campinas”, acrescenta.
 
Batizada de Hiperespaço, a iniciativa inclui a construção de um ambiente que poderá ser compartilhado por empreendedores e por colaboradores do próprio CPqD, de outras empresas instaladas em seu Parque Tecnológico e na região. “Esse espaço funcionará integrado ao ecossistema de inovação de Campinas, constituído de universidades, aceleradoras, incubadoras, etc., com o objetivo de dar suporte às startups envolvidas na jornada de transformação digital”, explica Flávio de Andrade Silva, coordenador das ações em IoT (Internet das Coisas) do CPqD e responsável pela implantação do Hiperespaço. “A base da iniciativa é o Makerspace, um conceito destinado à validação e concretização de ideias criativas”, acrescenta.
 
E, para acelerar a transformação de ideias em produtos de escala, prontos para o mercado, o CPqD está colocando à disposição dos empreendedores um amplo leque de competências, atualmente reunidas em nove plataformas tecnológicas - Computação cognitiva, Computação avançada, Comunicações ópticas, Comunicações sem fio, Redes de dados, Sensoriamento, Segurança da informação e comunicação, Sistemas de energia e Sistemas eletrônicos embarcados. Oferece, ainda, a possibilidade de acesso a recursos de sua infraestrutura de laboratórios, mentoria tecnológica, além de sua experiência e capacidade em desenvolver projetos com financiamento de diferentes fundos de fomento disponíveis no país.
 
Para Raul Mariano Cardoso, presidente da Associação Campinas Startups, esse apoio de uma instituição do porte do CPqD será essencial para ajudar pequenas empresas que estão começando e têm ideias inovadoras a enfrentar um dos seus principais desafios: colocar os produtos no mercado. “É muito importante contar com esse conhecimento técnico, essa expertise e com uma infraestrutura de laboratórios, maquinário, etc. que permita cruzar o abismo entre testar a ideia e ter o produto em escala para colocar no mercado”, enfatiza Cardoso, que também é diretor executivo da MagiKey, empresa que desenvolve soluções de controle de acesso por smartphone - e primeiro parceiro empreendedor do novo Hiperespaço. “Essa iniciativa será uma contribuição importante para o amadurecimento do sistema de inovação de Campinas como um todo”, conclui o executivo.
 
A iniciativa conta, ainda, com a adesão de outros parceiros apoiadores capazes de aumentar o leque de ferramentas à disposição dos empreendedores - estejam eles nas empresas ou em startups. Mais informações sobre o Hiperespaço estão disponíveis no site da iniciativa, no endereço hiperespaco.network.
 
 arquivo sem legenda ou nomeSobre o CPqD
 
O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, corporativo, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 40 anos, o CPqD conta com mais de 1.000 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.
Compartilhar: