Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Design Thinking – Palestra de Empreendedorismo

Noticías

Design Thinking – Palestra de Empreendedorismo21/07/2016Solucionar desafios em equipes, a partir de um método que estimule a inovação, o senso crítico e a prática da empatia, foi o mote da palestra da coordenadora do MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios da FGV, Ana Lígia Nunes Finamor.

O encontro, promovido na noite de 20 de julho, recebeu mais de 200 convidados e contemplou o calendário das reuniões do Departamento de Sustentabilidade do CIESP-Campinas, sendo um momento de interface da casa da indústria com a academia, já que cerca de 150 estudantes estiveram presentes.

arquivo sem legenda ou nomePara o diretor de Sustentabilidade, Luiz Fernando Bueno, é fundamental trazer para o empresariado essa possibilidade de aproximação com as novas metodologias que podem ser aplicadas no dia a dia das empresas e fazer a diferença, por meio de criações de formas de trabalho que permitam o desenvolvimento de novos produtos e serviços, até então,inimagináveis. “É preciso ter engajamento, para tanto é imprescindível a participação das pessoas, pois, quando a ação faz sentido para os envolvidos a inovação e a diferença acontecem naturalmente”, observa.

arquivo sem legenda ou nomeSobre isso, Finamor destaca e alerta que a empatia e a inovação são os principais alicerces do Design Thinking. “Empatia não é fazer para o outro aquilo que gostaríamos para nós e sim fazer para o outro aquilo que ele espera, porém, para isso é necessário avaliar os perfis e trabalhar com inovação e criatividade.”, explica. A entrevista base do Design Thinking não busca informações, ela busca insights. Finamor afirma que o mundo corporativo demanda na atualidade estruturas mais participativas, integradas, descentralizadas, autônomas e flexíveis e lembra que “não dá mais para dizermos o que tem quer ser feito, temos que construir juntos.”, declara.


Ana Lígia Nunes Finamor é autora do livro “Construção de equipes de alto desempenho”, e é doutora pela Universidade de León, Espanha; além de mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Ao final do encontro foram sorteados alguns exemplares de livros dos MBAs da FGV.

Acesse a apresentação da palestra e veja mais detalhes desse conteúdo.
Imagens por: Andrea Prado / Melhor Imagem
Compartilhar: