Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Plenária com Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes

Noticías

Plenária com Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes18/08/2015Diretor-presidente do Instituto Akatu fala sobre os desafios e oportunidades na transição dos modelos de produção e consumo

Representantes da diretoria, palestrante e convidados

Na última 3ª feira, 18 de agosto, o CIESP-Campinas recebeu o especialista em desenvolvimento sustentável e diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar para falar sobre qual o papel das empresas a fim de alcançarmos estilos de vida mais sustentáveis rumo à sociedade de bem-estar.

Ao abrir o encontro o diretor de Sustentabilidade da Regional, Luiz Fernando Bueno deixou para reflexão a retórica de que “não há parte se não houver o todo”. “A física quântica já afirma isto, desta forma é fundamental que cada indivíduo tenha a plena consciência de como deve se posicionar dentro deste ‘todo’ e, principalmente, qual é este contexto no qual ele se integra, pois só assim é que – de fato – poderá assumir a sua parte no que se refere ao desenvolvimento de uma sociedade sustentável, caso contrário permaneceremos nadando contra a corrente”, analisa.

Também dando às boas-vindas aos presentes, o 1ª vice-diretor e diretor estadual de Produtos, Serviços e Negócios, José Henrique Toledo Corrêa, valorizou os pilares que sustentam as ações da Casa da Indústria, no que se refere às áreas de serviços, produtos, política e indução de negócios, convocando os empresários a alinharem seus projetos às necessidades da nova economia, visando à produção e o consumo mais sustentáveis.

Ao explicar o poder do consumo consciente, o qual permite estabelecer uma nova possibilidade nas relações entre empresas, consumidores, governos e sociedade, o diretor-presidente do Instituto Akatu, alerta: “O mercado é quem define as características das empresas e do mundo em que vivemos. O consumidor está exposto a uma miríade de informações, assim, o consumo consciente deve chegar aos stakeholders por meio de uma massa crítica, que vai tomando forma gradativamente. O consumidor está sensível às questões sociais e ambientais, ele busca informações e vai se apropriando continuamente do que as empresas estão fazendo, porém isso leva tempo. Lembrando que para as empresas o valor das ações se consolida a partir do conceito que é criado pelos próprios stakeholders.”, descreve Helio Mattar.

Sobre o palestrante

Helio Mattar é formado pela Escola Politécnica da USP com títulos de Mestre e Ph.D. pela Universidade de Stanford. Trabalhou como executivo durante 22 anos em empresas nacionais e multinacionais, assim como em seus próprios negócios. Foi um dos fundadores do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do qual é membro do Conselho Deliberativo. É membro de diversos Conselhos e Comitês de empresas e organizações sociais no Brasil e no exterior. É membro do Conselho de Consumo Sustentável do Fórum Econômico Mundial. Foi idealizador, um dos fundadores e é, atualmente, Diretor Presidente do Instituto Akatu.

O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. Tem como missão mobilizar as pessoas para o uso do poder transformador dos seus atos de consumo consciente como instrumento de construção da sustentabilidade da vida no planeta.

Homenagem aos Novos Associados 


Antes do início das apresentações, os novos associados da Regional foram homenageados, por meio de cerimônia de entrega de certificados promovida pela diretoria. Estiveram presentes: José Vitor Teixeira Dias, da VTD Promoções de Vendas Ltda-ME; Adriano Pedro Bom, da Propter Desenvolvimento Gerencial Ltda. ME.
Álbum de Fotos:
Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes


Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes Palestra Helio Mattar Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes Palestra Helio Mattar Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes Palestra: Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes
Imagens por: CIESP-Campinas
Compartilhar: