Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Encontro - RMC: Desafios e Oportunidades

Noticías

Encontro - RMC: Desafios e Oportunidades14/07/2015O evento composto por Seminário e Rodada de Negócios atraiu mais de 300 empresários e executivos, no dia 07 de julho - no Expo Dom Pedro. As reuniões entre as âncoras e as empresas participantes geraram expectativa para, em um período de 3 a 6 meses, promover 2,5 milhões em negócios.

arquivo sem legenda ou nomeIntegraram a mesa de abertura do evento: o diretor titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filho; o Subsecretário de Estado, Edmur Mesquita; o prefeito de Campinas, Jonas Donizette; a diretora da Agemcamp, Ester Viana; o superintendente de políticas públicas da Desenvolve SP, Pedro Leitão Magyar; o gerente regional do Sebrae Campinas, José Carlos Cavalcante; e o prefeito de Morungaba, José Roberto Zem.

Abrindo o encontro o diretor José Nunes Filho, salientou: “Não devemos recuar, mas sim enfrentar e olhar de frente este momento de crise política e econômica que vivemos.”

Em entrevista, o empresário destacou o fato da indústria “observar com muita preocupação o cenário macroeconômico, em função de diversos fatores como a taxa SELIC de 13,75%, a qual representa um incremento da dívida pública para R$ 300 bilhões, recursos que poderiam ser investidos em áreas importantes para o país.”

arquivo sem legenda ou nome
“Devemos estar com os 'motores fervendo e os pneus cantando', para que no 'momento da largada’ possamos desfrutar dos benefícios de estarmos abrigados em uma região de excelência, nas mais diversas áreas, entre elas com destaque para os setores de logística, da tecnologia e do conhecimento e de petróleo & gás.”, descreve o diretor titular do CIESP-Campinas.

“Para absorvermos, neste momento, as oportunidades que existem aqui na nossa região, e, ainda analisarmos perspectivas futuras, devemos estimular a nossa competitividade interna, por meio de inovação e novos relacionamentos.”, fundamentou Nunes.

arquivo sem legenda ou nomeO evento "RMC: Desafios e Oportunidades" teve como premissa central integrar e motivar os empresários, a fim de que a classe industrial busque alternativas viáveis e inovadoras para alavancagem dos negócios.

O seminário, com entrada gratuita, realizado na parte da manhã, abarcou as “Perspectivas do Cenário Econômico”, com a defesa do especialista André Massaro, consultor e palestrante especializado em finanças e economia. Autor do blog "Você e o Dinheiro", do Portal EXAME (Ed. Abril) e professor do Instituto Educacional BM&FBovespa.
 
O tema “Transparência e Sinergias no Setor Público: Uma Visão de Futuro” esteve na pauta do executivo da KPMG Advisory no escritório de Campinas, e professor de pós-graduação da FGV, Agenor B. Duarte Júnior.
 
E a cargo do diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, com larga experiência nos setores público e privado e vivência na área internacional, Sérgio Rodrigues Costa, a palestra: “Oportunidades de Investimento em São Paulo”.


Acompanhe as declarações das autoridades:
 
Jonas Donizette Prefeito de Campinas e Presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

arquivo sem legenda ou nome  
Logo no 1º ano do nosso mandato fizemos um estudo sobre as vocações da região de Campinas, desta forma chegamos a cinco macros setores: inovação, tecnologia, biofarmácia e biotecnologia, defesa e datacenter. A partir disso criamos uma política fiscal de incentivo para que empresas destes setores (neste caso, falamos de centenas de atividades) se interessassem em vir para Campinas. Foi mandado um projeto de lei para Câmara, que hoje já está em vigor. Estas empresas sabem que ao se instalar em Campinas terão menor dispêndio com impostos; além de todo trabalho de aproximação com os empresários realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.", sinaliza Jonas Donizette.
 
Ao definir em “uma” palavra o diferencial competitivo de Campinas e região, Jonas afirmou: “Nosso diferencial se traduz em cooperação – trabalhar conjuntamente, buscar esforços conjuntos para fazer as coisas acontecerem.”, afirma o prefeito de Campinas.
 
Ester Viana – Diretora Executiva da Agemcamp
 
“Esse trabalho de estímulo à competitividade regional é uma ação conjunta, por meio da integração das instituições, entidades e órgãos públicos. A Agemcamp trabalha através dessa articulação regional.”
 
Edmur Mesquita – Subsecretário de Estado - Secretaria de Assuntos Metropolitanos
arquivo sem legenda ou nome“A RMC acaba se transformando em uma referência altamente positiva, pois tem projetos definidos, metas a serem cumpridas, objetivos muito claros, portanto tem uma parceria muito bem definida com o Governo Estadual. São esforços comuns, com políticas definidas a partir de pontos de prioridades, desta forma, a partir dessa comunhão de metas conseguiremos avançar e ultrapassar as dificuldades com mais facilidade.”, aponta o Subsecretário de Estado.

José Carlos Cavalcante – Gerente Regional – Sebrae Campinas
 
“Com crise ou sem crise só sobrevivem as empresas com gestão competente e inovadora. Toda empresa, independente do seu porte, deverá ter sempre o tamanho da sua capacidade de gestão.”
 
“Remédios para crise: austeridade – na eliminação ou redução dos custos e gastos; e criatividade para inovar e levar valor para o seu cliente.”
 
Confira a Rodada de Negócios! 

arquivo sem legenda ou nome  
A parte da tarde do evento foi reservada para a já conceituada Rodada de Negócios do CIESP, que durante um ciclo de quatro horas de reuniões agendadas e também bate-papos através dos encaixes, para quem se inscreveu na última hora, possibilitou a interação entre os executivos, ambiente no qual todos puderam apresentar suas demandas e viabilizar negócios rentáveis por meio de parcerias focadas nas especificidades de cada um.

A rodada entre as âncoras e as empresas participantes tem expectativa para, em um período de 3 a 6 meses, promover a  geração de 2,5 milhões em negócios. 

Apresentando a Rodada, observando as possibilidades de negócios na RMC e dando as boas-vindas aos convidados estiveram com a palavra, representando a Regional: o diretor titular, José Nunes Filho; o 1º vice-diretor e diretor estadual de Produtos, Serviços e Negócios, José Henrique Toledo Corrêa; o 2º vice-diretor, Natal Martins; o diretor de Negócios, Fabiano Grespi; e representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, a diretora de Desenvolvimento Econômico, Mariana Savedra Pfitzner.

arquivo sem legenda ou nomeNa ocasião, José Henrique Toledo Corrêa lembrou: “No próximo dia 04 de agosto comemoraremos 20 anos do 1º encontro paulista de jovens empresários e rodadas de negócios. A primeira Rodada  foi realizada em Campinas, em um formato muito parecido com o atual. Sempre buscamos trazer para Campinas a cultura de negócios e hoje estamos presentes no Estado todo. Um evento como esse nos induz a buscar cada vez mais novas oportunidades.”

Estiveram à disposição dos empresários para reuniões e aproximação para novos negócios, as seguintes empresas âncoras: AB Sistema de Freios; Agristar do Brasil; Alberflex Indústria de Móveis; Benteler Componentes Automotivos; Elektro Eletricidade e Serviços; Mabe Brasil Eletrodomésticos, Mogiana Alimentos, Orsa International Paper Embalagens, Pastifício Selmi, Pirelli Pneus, Robert Bosch, RTE Rodonaves Transportes e Encomendas, Singer do Brasil Indústria e Comércio; Tyco Eletronics Brasil; Wabco do Brasil Indústria e Comércio de Freios e Walmart Brasil (Sam’s Club).

A Rodada de Negócios foi promovida pelo CIESP-Campinas e pela FIESP, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal; parceria do Sebrae-SP; e apoio da Ecobrisa.

Balcões de Atendimento
O encontro contou ainda com sete balcões de atendimento: BNDES; Desenvolve SP; Sebrae Campinas; Campinas e Região Convention & Visitors Bureau; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da Prefeitura de Campinas; Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico da RMC e KPMG do Brasil Auditores Independentes.

Realização
arquivo sem legenda ou nomeO evento foi realizado pelo CIESP-Campinas; Conselho de Desenvolvimento da RMC-CD-RMC; Agência Metropolitana de Campinas – Agemcamp; e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas. Teve o apoio da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico da RMC; Sebrae Campinas; Investe SP; Desenvolve SP; KPMG do Brasil Auditores Independentes; Campinas e Região Convention & Visitors Bureau; e Grupo Avanth. Foram parceiros do encontro: André Massaro - Consultoria e Treinamento em Finanças e Silos Eventos - Banco de Palestrantes.

Acompanhe os depoimentos de alguns participantes da Rodada de Negócios:

“Foi minha primeira participação e achei excelente. Durante todo o período pré-estabelecido pelo CIESP acredito que todos os participantes que sentaram à mesa de negócios foram incisivos nas apresentações das empresas, facilitando o entendimento e, principalmente, permitindo a nós, obter mais informações. Vislumbramos oportunidade de negócios com diversas empresas.”, declarou Paulo Coelho, comprador sênior da Chassis Brakes Internacional.

arquivo sem legenda ou nome














“Gostaríamos de parabenizar a todos do CIESP-Campinas pelo grande evento e agradecer pela oportunidade que nos foi dada para melhor nos aproximarmos das empresas. Recebemos todo o suporte necessário para que nossa participação fosse possível. Tivemos uma experiência incrível e já aguardamos os próximos eventos para ampliarmos ainda mais nossas relações.”, relatou Pedro Villaventura, representante da Apriori Saneamento & Construção Civil.

arquivo sem legenda ou nome“Nos momentos de crise devemos enxergar oportunidades de negócios, e transferindo esta análise para a nossa empresa, trazemos hoje uma solução às empresas por meio de nossos produtos, os quais permitem significativa economia de energia elétrica. Nesse formato de evento, temos uma oportunidade singular para diversos contatos.”, conta Geraldo Merlin, representante da HDA Iluminação Led, empresa participante da Rodada de Negócios e do Seminário.

arquivo sem legenda ou nome“A Elektro embora tenha uma carteira de fornecedores consistente, está sempre aberta para novos relacionamentos, desta forma em um encontro neste formato, a empresa conquista maior competitividade, através de melhores custos e da busca pela excelência em qualidade de seus produtos e serviços”, pontua Tony Toshiaki Mihara, representante da empresa âncora Elektro. 
Imagens por: Andrea Prado/Melhor Imagem
Compartilhar: