Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > FÓRUM: Tributos – Desafios e Impactos para os Negócios

Noticías

FÓRUM: Tributos – Desafios e Impactos para os Negócios24/06/2015O diretor do Departamento Jurídico, Valmir Caldana, valorizou o formato do evento, que aconteceu por meio de uma dinâmica de Fórum, “para dar oportunidades a mais especialistas, mesclando conhecimento e diversidade de perfis profissionais de diferentes regiões do Estado - de orgãos públicos e privados -; além de contarmos com a presença de autoridades fiscais, o que nos garante a qualidade e excelência desse encontro”, pontuou  o diretor.

arquivo sem legenda ou nomeNo último dia 17, a Divisão Tributária do Departamento Jurídico, promoveu um grande Fórum, o qual permeou em sua temática ampla e detalhada reflexão a respeito dos desafios que os tributos trazem para o desempenho das organizações, bem como os seus impactos nos negócios, no contexto atual das empresas de todos os portes.

arquivo sem legenda ou nome
Mais de 100 empresários, sócios, diretores e responsáveis jurídicos empresariais participaram do encontro, que reuniu renomados profissionais.

“É importante que as empresas, principalmente da região, num momento de crise, como este que estamos enfrentando, tenham todo o preparo e atualização do que a legislação está pedindo no segmento tributário, para que construam uma boa governança, e para que saibam onde, quando e como investirem. Isso além de ser uma questão de legislação, é uma questão muito voltada para os negócios, essa é a razão da escolha dessa temática.”, explica e enaltece a coordenadora da Divisão Tributária, Rita Cacheffo.

Representando a Diretoria Regional, e abrindo o evento, esteve com a palavra o diretor titular, José Nunes Filho, “Esse é um momento fundamental para buscarmos novas diretrizes, de forma a viabilizar os negócios da indústria”. Nunes ainda discorreu sobre os impactos para a indústria da aguda crise política e econômica enfrentada pelo país, sublinhando o aumento de tributos, juros, além da elevação dos custos de maneira geral, o que afeta diretamente a atividade industrial.

arquivo sem legenda ou nomePrestigiou também o evento e a condução dos debates, o Secretário da Divisão Tributária, Glauco Oliveira.

Como convidados especiais atuaram no ciclo de discussões: José Roberto Mazarin, delegado da Receita Federal; Orlando Bueno, advogado, consultor e ex-conselheiro do Carf - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais; Henrique Subi, Procurador do Município de Campinas; e Douglas Leme de Riso, advogado, consultor, professor e mestre em Direito Societário.

Na pauta:

Guerra Fiscal ICMS – Momento atual

Especificações

Zona Franca de Manaus / Desequilíbrios da concorrência / Diferença entre ICMS devido e ICMS pago / Fator decisivo em investimentos novos / Decisão recente STF (Paraná)

Debatedores

Pedro Lunardelli (Advocacia Lunardelli);
Alexandre Siciliano e Eduardo Martinelli (Lobo & de Rizzo Advogados);
Abelardo P. de Lemos Neto (Lemos e Associados advocacia);
Antonio Salomon (3M do Brasil).
 
ECF (Escrituração Contábil Fiscal) – Novo Cenário para as empresas


Especificações

Malha Fina para pequenas e médias empresas / Acompanhamento de grandes contribuintes “Lalur eletrônico” / Importância da Governança Tributária

arquivo sem legenda ou nome
























Debatedores

Paulo Pinese (Deloitte);
Antonio Airton Ferreira (Ferreira e Ferreira advocacia);
Elza C. Sferra (Eacon assessoria administrativa).
 
Tratamento tributário aduaneiro – Momento atual aos processos administrativos

Especificações

Tratamento Tributário Aduaneiro - momento atual aos processos administrativos

Debatedores

Victor Lopes Demarest (Demarest advogados);
Milton Carmo de Assis Júnior (Grupo Assist).
 
Tendências da carreira do executivo “tributário”.
Levy Corrêa (Corrêa Consultoria).
 
O evento contou com o patrocínio do Grupo Assist e da Advocacia Lunardelli.

Para acessar algumas das apresentações do Fórum, clique aqui.


Veja como foi, confira as fotos!
Imagens por: Andrea Prado/Melhor Imagem
Compartilhar: