Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > 31º Seminário de Operações de Comércio Exterior congrega grande público da RMC

Noticías

31º Seminário de Operações de Comércio Exterior congrega grande público da RMC28/04/2015200 executivos da área de Comércio Exterior de empresas da RMC, de grande movimentação em operações de cargas, estiveram reunidos em um dos maiores eventos de Comex do país, realizado em sua 31ª edição pelo CIESP-Campinas, em conjunto com o Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)


























Caracterizado como um grande encontro entre os membros de Comex, o 31º Seminário de Operações de Comércio Exterior contemplou em sua programação um ciclo de seis palestras que percorreu ao longo dia com informações direcionadas sobre Drawback: integrado na modalidade de Isenção - Esclarecimentos geraiscom Marcos José Martins Claro - Analista de Comércio Exterior da CGEX; Drawback: integrado na modalidade de Suspensão, com Marcelo Landau, Analista de Comércio Exterior do GCEX; Visão Geral dos Sistemas Administrativos de Comex, com Wander de Castro Silva - Coordenador-Geral da CGIS; Controle Administrativo no Comex, com Juliana Maria de Almeida Barros - Analista de Comércio Exterior da CONAE;  Licenças de Importação: Contingenciamento e Informações Gerais sobre Importação, com  Maurício Genta Maragni - Coordenador-Geral da CGIM; e Licenças de Importação: Sistemática de análise de Licenças de Importação de máquinas e equipamentos novos e usados, com Hamilton Clovis Miranda de Souza - Coordenador da COIMP.

Embora seja o 31º Seminário, é a 1ª vez que um evento com este formato acontece em uma Regional, sobre este movimento o diretor do DECEX, Renato Agostinho da Silva, reforça a possibilidade de amplificação dos trabalhos no contexto do plano nacional de exportação. “Um destaque importante neste evento é o regime aduaneiro de Drawback: um incentivo à exportação, por meio da desoneração para importação ou aquisição no mercado doméstico de insumos a serem processados e, posteriormente, exportados.”, observa.

arquivo sem legenda ou nome

























O diretor titular, José Nunes Filho, valorizou a força da Macrorregião Administrativa do CIESP: “Vivemos uma região que continua ativa, trabalhando, crescendo, gerando emprego, devido ao enorme potencial  nas áreas de ciência; inovação e tecnologia; petróleo & gás; e área logística, por meio de nossas rodovias e do Aeroporto de Viracopos, principal aeroporto de cargas do país em valor agregado”.

Para o diretor de Comex, Anselmo Riso, o Seminário vem como encontro marcante para a nossa região, “pois permite a integração entre a comunidade de Comércio Exterior de Campinas e a nova equipe do DECEX, que é órgão que regulamenta as operações de Comércio Exterior no Brasil”. 

“Grande parte da modernização destes processos se dá, atualmente, por meio da interface com profissionais, que tem como objetivo principal o ‘não complicar’ das atividades de Comex, através do cumprimento das regulamentações, e, quando necessário, da alteração de algumas  recomendações”, valida Riso.

Devido ao grande público recebido, o ciclo de palestras, realizado no anfiteatro da casa, contou com transmissão simultânea em um das salas do andar do térreo, como forma de melhor acomodar os convidados e proporcionar conforto e integração entre todos.

arquivo sem legenda ou nome

























Além das palestras, um dos diferenciais do evento foram os Despachos Executivos com os técnicos do DECEX - Departamento de Operações de Comércio Exterior.

A comodidade, por conta da proximidade com os técnicos, e a redução de custos para o atendimento foram os pontos mais evidenciados pelos participantes que agendaram o despacho. “Um oportunidade de esclarecimentos das especificidades e liberação de nossos processos, em um ambiente acolhedor e seguro”, destacou Leda Magalhães, Import, Export & Compliance da Eaton.

arquivo sem legenda ou nome

























O atendimento in loco evitou custos significativos para empresa, além do tempo para deslocamento à Brasília. Com esta reunião conseguimos acelerar processos que trazem ganhos significativos para a empresa”, concluiu Plínio de Paula, Gerente de Produto da Padtec.

Patrocinaram o evento as empresas Bosch, Caterpillar e Eaton.

Para acessar as apresentações, clique nos títulos no início da matéria.
Imagens por: Fotografe Audiovisuais
Compartilhar: