Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Workshop: INFORMAÇÕES PRÁTICAS SOBRE O NOVO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO (DU-E)

Noticías

Workshop: INFORMAÇÕES PRÁTICAS SOBRE O NOVO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO (DU-E)30/05/2018Associado recebe informações e atualizações em primeira mão e podem se preparar para a entrada definitiva no processo que ainda gera debates.

O Departamento de Comércio Exterior do CIESP-Campinas tem em sua missão a aposta permanente na informação e especialização em primeira mão aos seus membros integrantes, de forma prática, didática e ágil. Com relação ao DU-E não poderia ser diferente, já que o valor agregado está no atendimento e dinâmica de cada processo integrante das operações de Comércio Exterior.

O Workshop DU-E: Informações práticas sobre o novo processo de exportação, realizado no dia 25 de maio, trouxe e acessibilizou aos executivos de Comex, tanto despachantes aduaneiros, quanto aos industriais, os pontos chaves para a atualização de forma pontual.

Na escalada da pauta contemplaram a explanação, questões que permearam desde o modo de elaboração do DU-E; acompanhamento no CCT; recepção de carga; utilização de DAT; troca de experiências entre os intervenientes; e a preparação para a entrada definitiva.

Na ocasião a palestrante, Regina Terezin, diretora do SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, salientou que o DU-E caracteriza um novo paradigma. “Existe uma mudança real de conceito, na filosofia do processo, que começa a partir da nota fiscal, a qual deve trazer as informações corretas, ou seja, a proposta é que se entregue a mercadoria antes de se fazer a Declaração Única de Exportação.
“A chave para que tudo funcione é a fidelidade concernente às informações físicas versus documentais”, afirma Terezin, que destaca que um dos grandes gargalos ainda é a questão do peso. “O peso das mercadorias deve ser fiel, não é possível a troca de nota, daí a importância de se respeitar a fidelidade das informações, o que pode ser facilitado através da integração completa entre os departamentos.”, observou.

Sobre a experiência com o novo processo, o qual ainda gera muita polêmica entre os usuários, a Gerente de Desembaraço da Panalpina, Dircilene Santos, destaca a importância da conscientização de todos: “As reuniões e cursos, como essa, são de extrema importância para esclarecimento, nós como prestadores de serviços temos a obrigação de orientar, porém, a interação entre os especialistas e os exportadores é muito relevante para conscientização num momento de mudança de cultura, como é o caso com a DU-E.”, fundamenta.

A Coordenadora de Comércio Exterior e Atendimento ao Cliente, da Coim Brasil, Alice Rabelo, observou a amplitude das mudanças necessárias, “e o grande destaque ficou a cargo da necessidade e da obrigatoriedade de integração entre todas as áreas da empresa, a fim de evitarmos uma tributação adicional ou desnecessária” alertou.

O DU-E passou a valer oficialmente a partir do dia 02 de julho.
 Diretoria Comex, Sindasp  e executivos da Libra Port.

Acesse a Apresentação Clique Aqui,




 
Álbum de Fotos:
Workshop: INFORMAÇÕES PRÁTICAS SOBRE O NOVO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO (DU-E)


Workshop DU-E Workshop DU-E Workshop DU-E Workshop DU-E Workshop DU-E Workshop DU-E
Imagens por: Ciesp-Campinas
Compartilhar: