Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Sustentabilidade e NJE-Campinas trazem Design Thinking para abordagem de nova ótica de inovação

Noticías

Sustentabilidade e NJE-Campinas trazem Design Thinking para abordagem de nova ótica de inovação23/03/2018Na noite de 15 de março, a professora e coordenadora de MBAs em gestão empresarial da FGV, Ana Lígia Nunes Finamor esteve novamente no CIESP-Campinas para trabalhar sobre o tema desafiador da inovação em equipes.

“O Design Thinking estimula a inovação, o senso crítico e a prática da real empatia”, declara a especialista. Ela afirma que as pessoas não tem medo da mudança, “o medo reside da falta de estabilidade e da confusão em condições 'aparentemente' estáveis, que a mudança traz em suas vidas.", daí ela revela o valor agregação na cocriação.

A parceria empresa X universidade traz métodos inovadores, ainda com sua base essencial em ações da academia.

A palestra foi uma corealização do NJE-Campinas e do Departamento de Sustentabilidade. Para os diretores Edson Oliveira e Luiz Fernando Bueno “É preciso ter engajamento, para tanto é imprescindível a participação das pessoas, pois, quando a ação faz sentido para os envolvidos a inovação e a diferença acontecem naturalmente”, afirmam. Ambos disseram ser fundamental fazer a diferença através de criações de novos formatos que permitam o desenvolvimento de novos produtos e serviços, até então, não pensados.

Sobre isso, Finamor destaca e alerta que a empatia e a inovação são os principais alicerces do Design Thinking. “Empatia não é fazer para o outro aquilo que gostaríamos para nós e sim fazer para o outro aquilo que ele espera, porém, para isso é necessário avaliar os perfis e trabalhar com inovação e criatividade.”, explica. A entrevista base do Design Thinking não busca informações, ela busca insights. Finamor afirma que o mundo corporativo demanda na atualidade estruturas mais participativas, integradas, descentralizadas, autônomas e flexíveis e lembra que “não dá mais para dizermos o que tem quer ser feito, temos que construir juntos.”, declara. Os participantes puderam ao final interagir com a especialista através de um descontraído barte-papo, no qual o microfone esteve aberto a todos que quiseram se expressar.
Ana Lígia Nunes Finamor é autora do livro “Construção de equipes de alto desempenho”, e é doutora pela Universidade de León, Espanha; além de mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Ainda prestigiaram o evento, o 2º vice-diretor Alfeu Cabral, e a gerente Regional, Paula Carvalho.

Acesse o material completo da Apresentação, aqui!
 
Álbum de Fotos:
Palestra Sustentabilidade e NJE - Design Thinking


Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking Palestra Reunião NJE-Campinas: Design Thinking
Imagens por: Ciesp-Campinas
Compartilhar: