Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Governo do Estado emitiu mais de 8,5 mil outorgas para uso da água em 2017

Noticías

Governo do Estado emitiu mais de 8,5 mil outorgas para uso da água em 201701/02/2018FONTE: SITE DAEE
Qui, 01 de Fevereiro de 2018 13:37 | 


Total de outorgas emitidas de janeiro a dezembro

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) emitiu 8.574 outorgas para uso da água no Estado de 1o de janeiro a 31 de dezembro de 2017. Este total representa um crescimento de 31,6% em relação ao mesmo período de 2016, quando foram emitidas 6.512 outorgas. 



Além dessas autorizações, o DAEE concedeu dispensa de outorga para 4.145 pequenos usuários e obras como travessias; indeferiu 2.132 pedidos; e autorizou 168 obras de desassoreamento em cursos d’água. 

No total, o DAEE analisou 15.019 solicitações de uso dos recursos hídricos e interferências em cursos d’água, o que corresponde a cerca de 60 pedidos analisados por dia útil. 

Ricardo Borsari, Superintendente do DAEE, explica que "a outorga é um instrumento fundamental na gestão do uso da água, pois permite à administração pública equacionar o atendimento às demandas e à disponibilidade deste recurso no Estado de São Paulo. Graças a esse trabalho, o DAEE tem cadastrado usuários em mais de 16,6 mil cursos d'água no Estado". 

O DAEE iniciou a emissão de outorgas para uso da água em 1985. A experiência adquirida permitiu ao Governo do Estado implementar a Lei 7663 em 1992, que estabeleceu a política estadual de aproveitamento dos recursos hídricos. Desde então, o DAEE já emitiu um total de 111.679 outorgas. 

COMO PEDIR 

A outorga deve ser solicitada por todo usuário que necessite realizar captações e lançamento de efluentes nos cursos d'água superficiais, extração de águas subterrâneas para qualquer finalidade, destacando-se os usos para abastecimento público, irrigação e uso industrial; precise realizar obras que impliquem em alteração do regime hidrológico, como canalizações, pontes, travessias e barragens; ou para usos como turismo, lazer, navegação, piscicultura e outros. 

A documentação necessária para obter a outorga está disponível no site do DAEE (www.daee.sp.gov.br) no item "Outorga e Fiscalização". No item "Saiba Mais", o interessado encontra também a legislação que regulamenta a questão. 


 
Compartilhar: