Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Workshop PPI - Segurança, Tecnologia, Inovação e Tendências lança Departamento de Segurança

Noticías

Workshop PPI - Segurança, Tecnologia, Inovação e Tendências lança Departamento de Segurança13/11/2017Carla Marins, Comunicação Ciesp-Campinas

O Departamento foi criado por força da atual conjuntura, criminal, econômica e social, situação na qual a área vem se destacando, por conta das Indústrias e Empresas possuírem uma segurança forte capaz de atender aos riscos a qual elas estão inseridas”, destacou o novo Coordenador do Programa de Proteção Industrial, Marco Aurelio Alves Pereira.

Com o tema Segurança, Tecnologia, Inovação e Tendências, o evento, realizado no dia 09 de novembro, objetivou compartilhar experiências profissionais, tendo como alicerce a gestão da segurança nas empresas, a partir de vivências de profissionais da área, incentivando e atraindo o interesse de todos os representantes das indústrias sobre o assunto.

Conduziram as boas vindas e abertura do evento, a Gerente Regional Paula Carvalho, o diretor de Segurança Empresarial, Rodrigo Villela Dirani; o representante local e 2º vice-diretor eleito (2018-2021), Alfeu Cabral; e o diretor de Meio Ambiente, Stefan Rhor, momento em que o CIESP-Campinas disponibilizou o e-mail: seguranca@ciespcampinas.org.br, para os interessados em consultorias e esclarecimentos de dúvidas relacionadas à área.

De acordo com o especialista em Segurança Empresarial, Marco Aurélio, podemos afirmar que o mundo está transformando-se na velocidade da luz, na qual os processos organizacionais, as culturas empresariais e os sistemas de tecnologia da informação e suas incertezas, portanto já não suportam às novas demandas deste século. “Assim, as empresas, através de suas respectivas lideranças, necessitam romper estrategicamente alguns dogmas da administração, impondo um ritmo de muita rapidez, agilidade e criatividade – RRR (Ritmo, Ritual e Rotina), suficientes para identificarem e se beneficiarem das janelas de oportunidades”, descreve.

“Para podermos sobreviver a esta avalanche, temos que nos reinventar constantemente, e, para isso há a necessidade de quebrarmos os dogmas existentes, quebrarmos algumas regras, sair da zona de conforto, pensar fora da caixa e principalmente, sermos ousados para correr riscos em apostar nas novas ideias e conceitos”, relata.

Aurélio ainda enaltece que devido ao turbilhão de informações e riscos, os profissionais devem sempre adotar atitudes de inteligência e contra inteligência, pois se faz necessário e será nosso meio de sobrevivência. Sabendo que para isso é necessária a quebra de inúmeros dogmas para mantermos a evolução de nossos negócios. Desta forma este WS tem como objetivo auxiliar as lideranças principalmente os que se dedicam exclusivamente a área de Segurança.
Para garantir o olhar abrangente sobre a complexidade desse campo, foram abarcadas as pautas:
 
Sistemas de Rastreamento – Cristobal Jimenez Dominguez Neto – Goal System

"Os sistemas de rastreamento ampliam as possibilidades de segurança da carga, permitindo comnunicação entre as TAGs; iscas programáveis; a facilitação da camuflagem devido ao tamanho reduzido da TAG; duração de até seis meses da bateria; além de RF com ID próprio."
 
Interconectividade de Risco - Sandra Alves Bispo – Brasiliano & Associados

“Abordamos a integração de Criticidade (Matriz de Riscos) versus Motricidade (Matriz de Impactos Cruzados), com o objetivo de obter uma visão estratégica de antecipação dos riscos. Não basta mais somente utilizar a Matriz de Riscos, cruzando probabilidade e impacto, pois esta avaliação fornece a Criticidade dos riscos, dentro de suas disciplinas. É importante, porém, há necessidade do entendimento da dinâmica entre riscos, ou seja, da Motricidade entre eles: quais riscos possuem força e capacidade de influenciar outros riscos. A partir daí podemos enxergar a verdadeira Interconectividade entre Riscos.”

Corrupção Passiva e Ativa – MP -  Eric Emerson Arruda - Portinho Advogados Associados

“Observamos a questão da corrupção no Brasil, sob o mais variados aspectos, seja social, analisando a questão endêmica da corrupção, seja  no aspecto legal, no qual analisamos as mais diversas figuras ligadas a questão, tais como as figuras penais da corrupção ativa e passiva, acordos de delação premiada, mais especificadamente ao cenário empresarial, foram abordados os acordos de leniência, além da investigação e repressão a tais condutas, que tanto malefício geram a nossa sociedade.”

Segurança de Informações de TI – Amarildo Martins de Mattos – Empresa Dpaschoal

“Em um mundo cada vez mais digital, a segurança da informação é um tema recorrente e uma constante preocupação das empresas. A questão, entretanto, é muito mais ampla e complexa do que apenas a eliminação de vulnerabilidades e proteção contra-ataques de Hackers, já que uma segurança bem feita afeta positivamente os resultados da empresa. A segurança da informação diz respeito à proteção de determinados dados, com a intenção de preservar seus respectivos valores para uma organização (empresa) ou um indivíduo.”

Blindagem de veículos – Fábio de Carvalho Cortezi e Marcio Lissoni – Grupo Inbra

“Infelizmente, com a crise na segurança pública, o mercado de Blindagem veicular no Brasil tem crescido abruptamente. Diante deste cenário, para atendermos nossos clientes no mais alto padrão de qualidade em segurança, desenvolvemos soluções de proteção balística com novas tecnologias, maior desempenho e durabilidade. A Inbra é uma indústria de blindagem, somos especialistas, com isso conquistamos parcerias com montadoras, locadoras e grandes corporações, porém hoje, nosso mercado atinge todos os públicos, desde executivos de alto padrão, personalidades, até público de classe média alta que já tem demonstrado interesse no assunto de proteção à vida”.

Segurança Eletrônica para o Mundo Corporativo – Raul Pereira - Empresa Segtrônica
“Segurança eletrônica é um assunto bastante amplo, por isso, trazemos um debate focado no ambiente corporativo visando proporcionar resultados mais produtivos na busca por soluções para os desafios diariamente encontrados e relacionados à segurança desse ambiente. Nesse workshop o público teve a oportunidade de se manter atualizado quanto a novidades do mercado que já estão a nosso alcance, apresentamos soluções para problemas habituais e cases de sucesso, que buscam minimizar os riscos e custos para as empresas.”

O encontro contou com o patrocínio da empresa Segtrônica.
 
Visualize as apresentações na íntegra!
Imagens por: Mari Lima Fotografia
Compartilhar: