Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > RMC se reúne em prol da regionalização e fortalecimento do Turismo

Noticías

RMC se reúne em prol da regionalização e fortalecimento do Turismo27/10/2017O diretor titular José Nunes Filho, que participou da cerimônia solene de abertura, ratificou questões de grande relevância para a cidade e região, no que se refere ao respaldo e valorização da área de turismo: “Temos aqui players articulados com a missão de promover o crescimento e desenvolvimento da RMC. Possuímos vetores fantásticos para o Turismo de Negócios, dentre eles uma malha viária privilegiada e uma região metropolitana que representa mais de 1,8% do PIB nacional.”, descreve.
arquivo sem legenda ou nomeFonte: Comunicação Agemcamp
Foi realizada nesta 5ª feira, 26 de outubro, em Campinas a 4ª edição do Seminário Turismo na RMC, promovido pela AGEMCAMP, por meio da Câmara Temática de Turismo e apoio da Prefeitura de Campinas. O evento reuniu no espaço de eventos Expo Dom Pedro centenas de técnicos municipais e profissionais da área dos 20 municípios da Região em palestras e rodadas de discussão. Entre os temas tratados, o fortalecimento do Turismo regional, sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, e também as ações práticas e esforços que tem sido feitos pelos Prefeitos para tornar a RMC como primeira regional de interesse turístico do Estado.
arquivo sem legenda ou nome
Como primeira atividade do seminário, os participantes assistiram à palestra do Diretor de Marketing do Ministério do Turismo – Márcio Nascimento, com apresentação dos cases realizados pelo Ministério para divulgação dos destinos turísticos brasileiros, principalmente veiculados por propaganda televisiva, mas também por todos os tipos de mídia. Em sua apresentação, ele apresentou as possibilidades de ações a serem desenvolvidas para alavancar o Turismo na Região, em especial, que agregam ao destino o diferencial de uma nova experiência que o turista poderá vivenciar em sua viagem.

Outras duas palestras foram igualmente importantes: o Secretário Adjunto de Cultura do Estado de São Paulo – Romildo Campello – detalhou os procedimentos administrativos e jurídicos sobre o MIT (Municípios de Interesse Turístico), tema complementado pelo Diretor Técnica da Secretaria de Estado do Turismo – Vanilson Fickert – que apresentou de forma geral o mapa dos municípios do Estado que já são certificados como de interesse turístico, esclarecendo as exigências técnicas necessárias para que os municípios da Região obtenham o certificado.

Os temas apresentados nas palestras também foram discutidos entre os palestrantes e o público, com a participação do Prefeito de Holambra – Fernando Fiori de Godoy, Presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo). “O Turismo é um mercado que está amadurecendo e que precisa cada vez mais de profissionalização. Precisamos dar ao Turismo o valor que ele tem e isso inclui enxergá-lo como uma rede de negócios, que impulsiona o desenvolvimento econômico”.

Além dos palestras, o seminário teve a participação do Presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano e Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste – Denis Andia, da Diretora Executiva da AGEMCAMP – Ester Viana, e dos apoiadores do evento – o Presidente da Expo Dom Pedro – Ricardo Monteiro, o coordenador executivo do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau – Fernando Vernier e do Diretor do CIESP-Campinas – José Nunes Filho e do Secretário Municipal de Campinas de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo – André Von Zuben.

O Presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano – Denis Andia – expôs a prioridade dos Prefeitos em tornar a Região um polo de interesse turístico. “Nossa Região é muito rica em atrativos culturais, gastronômicos, rural, de lazer e negócios, e está no caminho certo para desenvolver cada vez mais o seu potencial. Com certeza o título do Estado da região de interesse turístico será uma consolidação importante para a RMC”.

Em sua fala, a Diretora Executiva da AGEMCAMP - Ester Viana - falou sobre a importância das ações da Câmara Temática da Região. “Este seminário é o resultado de um trabalho intenso e constante de todos os membros da Câmara Temática e que em sua quarta edição vem se fortalecendo a cada ano. Por meio das ações e esforços dos membros da Câmara, levamos aos Prefeitos, e já foi aprovada, uma proposta para elaboração de um plano regional de Turismo. É uma ideia que surgiu na Câmara e que será deliberada pelo Conselho de Desenvolvimento”. A Câmara Temática é coordenada pela Diretora de Turismo de Campinas – Alexandra Caprioli e pelo assessor da AGEMCAMP – Sergio Machado – presentes no evento. 
 
Compartilhar: