Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > InovaCampinas 2017 reuniu principais agentes do ecossistema inovador e empreendedor da região nesta quarta (25)

Noticías

InovaCampinas 2017 reuniu principais agentes do ecossistema inovador e empreendedor da região nesta quarta (25)27/10/2017O CIESP-Campinas, na presença do diretor titular, José Nunes Filho, e do 1º vice-diretor, José Henrique Toledo Corrêa, participou deste importante evento. Nunes afirmou: “O CIESP é um grande apoiador do InovaCampinas e dessa iniciativa ampla que prevê consolidar Campinas e região como um local singular de conhecimento e inovação”. “Aqui temos todos os direcionadores necessários para sermos o Vale do Silício brasileiro.”, complementou.

O CIESP-Campinas ainda teve estande no evento para apresentar ao público seus principais produtos e serviços.

arquivo sem legenda ou nomeFonte: Assessoria de Comunicação InovaCampinas
Centenas de startups, empreendedores, incubadoras, grandes empresas e instituições participaram nesta quarta-feira (25) do InovaCampinas 2017, o maior evento de empreendedorismo e inovação do interior. Durante quase 10 horas de evento realizado na Expo D.Pedro, em Campinas, o fórum contou com 10 conferências promovidas em três auditórios, exposição de tecnologias e soluções e um total de 162 reuniões entre grandes empresas, startups e pesquisadores que ocorrem na Arena 100 Open Startups, dando start para novas parcerias e negócios.

Realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) e Agência de Inovação Inova Unicamp e correalização da Prefeitura de Campinas, o InovaCampinas consolida-se mais uma vez como o evento com maior concentração de atores relevantes para o cenário de inovação do interior, cumprindo seu objetivo de apresentar e debater as tendências de mercado, compartilhar ações inovadoras, promover oportunidades de negócios e de networking.
O presidente da FFCi, José Eduardo Azarite, destacou a importância do fórum como canal para consolidar ainda mais a região como polo inovador. “Nós temos uma marca e, pela primeira vez, vemos todos no mesmo barco, remando na mesma direção e envolvidos em prol do empreendedorismo e da inovação. Consolidando assim Campinas como um verdadeiro Vale do Silício brasileiro”, afirmou.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, que esteve no evento e participou do Encontro Unicamp Ventures, ressaltou o envolvimento e a disposição de todos. “O que vi hoje aqui foi um conjunto de pessoas disponíveis e comprometidas com a inovação e a transformação. A nossa região é realmente muito especial e temos condições de transforma-la e ampliar ainda mais o seu potencial inovador e empreendedor”, afirmou.

Knobel também participou de uma cerimônia que firmou uma nova cooperação da Unicamp com a Delft University of Technology (TU Delft), da Holanda. O documento foi assinado pelo reitor e pelo presidente da Diretoria Executiva da TU Delft, Tim van der Hagen, com objetivo de manter uma parceria que já dura 15 anos entre as duas universidades.

Durante a cerimônia de encerramento, o prefeito Jonas Donizette, afirmou a disposição do governo municipal em contribuir com a fomento da inovação da cidade, atuando em parceria com todos os agentes envolvidos com esta temática. “Campinas tem um potencial enorme e uma disposição muito grande das pessoas em fazer as coisas. Por isso, reafirmo o compromisso do poder público em servir como um elo entre todos esses atores que podem contribuir para que Campinas potencialize sua vocação empreendedora”, afirmou.

Empresas-filhas da Unicamp geram 28,8 mil empregos
Durante o Encontro Unicamp Ventures, realizado no InovaCampinas, a Inova Unicamp divulgou dados atualizados do das empresas-filhas da universidade. O balanço apontou que neste ano chega 584 o número de empresas criadas com origem na universidade. Deste total, 485 estão ativas no mercado e, juntas, faturam mais de R$ 3 bilhões e geram 28.889 empregos.
“Parece muito claro que quando temos ações e empreendimentos que dependem da inovação e que, de fato, resultam de uma reposta inteligente, atendendo às necessidades prementes da sociedade como um todo, o resultado dessa combinação são negócios de impacto e rápido crescimento”, afirma o diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi.

Campinas Open Future é lançado durante o InovaCampinas
Durante o InovaCampinas, também foi feito o lançamento oficial do “Campinas Open Future”, um projeto que prevê o fornecimento de espaços de crowdworking para empreendedores digitais na região de Campinas, a partir de 2018, resultado de uma parceria entre o Grupo Telefónica, CPqD e da Agência de Inovação Inova Unicamp. 

Eduardo Neger é eleito “Empreendedor do Ano”
Eduardo Neger, diretor de engenharia e cofundador da empresa Neger, foi eleito durante o InovaCampinas como  “Empreendedor do Ano” entre as empresas-filhas da Unicamp, em anúncio feito no Encontro Unicamp Ventures 2017.  Neger é uma das três empresas-filhas da Unicamp também premiadas no evento. Um comitê formado por conselheiros do grupo Unicamp Ventures e por membros da Agência de Inovação Inova Campinas, elegeu a MoveEdu como referência na categoria Scale-Up: empresa de maior crescimento; a NEGER® Telecom, como case de Inovação; e o Veduca, na categoria Impacto Social. O perfil ágil e criativo para a resolução de problemas Eduardo Neger obteve destaque e, com isso, o executivo foi eleito o “Empreendedor do Ano”.
 
 
Álbum de Fotos:
InovaCampinas2017


InovaCampinas 2017 Inova Campinas InovaCampinas 2017 InovaCampinas 2017 InovaCampinas 2017 InovaCampinas 2017 InovaCampinas 2017 InovaCampinas 2017 InovaCampinas 2017 InovaCampinas 2017 InovaCampinas 2017 InovaCampinas 2017
Imagens por: Ciesp-Campinas e Assessoria InovaCampinas
Compartilhar: