Área Restrita:
Esqueci a senha
Portal Ciesp > Departamentos > Inovação e Tecnologia

Inovação e Tecnologia

Inovação e Tecnologia

Introdução

Acesse e conheça também a página da Diretoria de Tecnologia, do Ciesp Sede
 
Papel do Conhecimento no Desenvolvimento Socioeconômico

O Conhecimento é o principal insumo agregador de valor à produção.

O domínio tecnológico e a capacidade de gerar inovações são elementos estratégicos fundamentais para garantir a competitividade das empresas no mercado globalizado.

A demanda crescente por produtos e processos diferenciados é reflexo do dinamismo econômico mundial. Tal processo é sustentado pelo desenvolvimento intensivo e acelerado de novas tecnologias e de novas formas organizacionais.

Nesse contexto, as empresas são pressionadas a operarem com baixo custo e alta qualidade. Agilidade e eficácia são essenciais no modo de desenvolver e incorporar novos conhecimentos aos seus produtos, serviços e processos.

Como o desenvolvimento tecnológico é cada vez mais complexo, sofisticado e dinâmico, as organizações empresariais deparam-se com exigências crescentes quanto à velocidade de mudanças frente ao aumento das incertezas relativas ao futuro.

Para que as organizações estejam preparadas para inovar, elas necessitam transcender barreiras comuns à maioria das empresas:
 
• Consciência da importância do desenvolvimento tecnológico e distingui-lo da mera aquisição de máquinas e equipamentos tecnológicos sofisticados;

• Desenvolvimento de competência para diagnosticar seus problemas tecnológicos, saber expressar suas necessidades, identificar possíveis soluções e estabelecer relações com outros agentes para facilitar a busca de soluções;

• Conhecimento sobre a disponibilidade de serviços tecnológicos e os meios de acessá-los; saber mapear onde obter as competências ou capacitações necessárias e as informações técnicas inerentes ao processo; e saber desenvolver estratégias tecnológicas adequadas;

• Entendimento de que o processo de inovação, geralmente, se constrói por meio da interação com outros atores, em especial universidades, instituições de pesquisa ou outras empresas;

• Integrar-se a redes ou outros meios que facilitem a conexão com os principais agentes do Sistema Local de Inovação.

Um sistema de inovação é composto pelo conjunto de instituições relacionadas a esse processo, que interagem entre si, garantindo que os fluxos de conhecimento circulem entre as fontes de conhecimento e os transformadores deste em bens e serviços.

Sistemas Locais de Inovação e a Competitividade das Empresas

A inovação é um fenômeno complexo e sistêmico.

A capacidade de gerar inovação das empresas é influenciada pelo ambiente onde estão inseridas.

Um ambiente que facilite a aquisição e o domínio de ampla gama de conhecimentos necessários ao desenvolvimento empresarial contribui para a capacitação individual e conjunta.

Este ambiente é formado pela articulação e interação dos atores diretamente ligados à viabilização das atividades tecnológicas e inovativas, pertencentes aos sistemas científico, tecnológico e de serviços especializados, produtivo, governamental e financeiro.

A cooperação entre esses agentes do desenvolvimento é fundamental para dar sustentabilidade ao processo, uma vez que cria condições favoráveis, além de facilitar e viabilizar o surgimento de soluções tecnológicas próprias, capazes de renovar as vantagens competitivas.

Eduardo Gurgel do Amaral,
Diretor de Inovação e Tecnologia.